Piauienses representam Estado na Game Jam Plus

A equipe piauiense NOSY, formada por 5 estudantes, alcançou o primeiro lugar na etapa local, que teve competidores de 30 cidades do Brasil e em mais de 9 países do mundo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quando aprendemos numa equipe a unir os talentos de cada um em busca de um único objetivo, conseguimos alcançar a real sinergia. Um grupo de estudantes piauienses ilustra muito bem isso. No último final de semana, a equipe de programadores NOSY, formada por David Stéfano, Pedro Ivens, Isaac Augusto, Daniel Dantas e Laylla Lima, participou de uma etapa da Game Jam Plus, uma competição de desenvolvedores de games que se desafiam a fazer um jogo em menos de 48h. Com isso, eles alcançaram o primeiro lugar nesta etapa local, que teve competidores de 30 cidades do Brasil inteiro e em mais de 9 países do mundo.

A competição é realizada de modo ininterrupto por dois dias. Os competidores precisam se dedicar totalmente ao jogo até a etapa ser concluída. David Stéfano, um dos membros da equipe, explica que o evento é recente nos calendários de desenvolvedores de jogos.

Crédito: José Alves Filho

“A Game Jam Plus traz alguns diferenciais. Primeiro, ela é uma competição; segundo, ela não precisa seguir um tema necessariamente; e terceiro, o mais importante, o jogo que você for fazer em 48h de trabalho deve ser cercado por um plano de negócios, marketing e vendas”, explica o competidor.

O game faz parte de uma série de jogos que são desenvolvidos em Games Jams do mundo inteiro. Normalmente, uma Game Jam consiste em reuniões de desenvolvedores de jogos. Atualmente, existem duas Games Jams no mundo que são maiores, uma delas é a Global Game Jam, que ocorre geralmente no início do ano. A primeira etapa aconteceu simultaneamente em 38 cidades de 8 países (Brasil, Chile, Bolívia, África do Sul, Irlanda, Portugal, Filipinas e EUA), espalhados em 5 continentes entre os dias 2 e 4 de Agosto.

Durante a competição, a equipe piauiense enfrentou algumas dificuldades para a criação do protótipo batizado de "Ruliza". "O grande diferencial nessa competição é que, além de fazer o jogo, tivemos que preparar um  plano de negócios, marketing e vendas. Deve ser um jogo apresentável para grandes empresas e sem dúvidas deve ser um produto com potencial de venda no mercado de jogos local", caracterizou o programador da equipe, Isaac Augusto.

"Fazer arte para jogos necessita de uma série de pontos, como o tamanho do personagem em relação ao cenário, como o cenário será construído, as cores que irão influenciar, e tudo isso é definido antes de iniciar o jogo", observa o artista da equipe, Pedro Ivens, sobre a definição do jogo.

No Piauí, a maioria das programações de jogos tem como protagonistas jovens que desenvolvem projetos diferenciados e inovadores para o mercado e podem ganhar muito com isso. O cenário de desenvolvimento de jogos na cidade ainda é iniciante e precisa de incentivos para mostrar seu potencial, é o que reforça o organizador da Game Jam Plus, Danilo Carvalho. 

"São 48 horas direto sem dormir e isso aproxima as pessoas, é o real segredo da disputa. Foi um desafio conseguir participantes, mas está melhorando. Teresina tem muitos profissionais da área e ainda assim os desenvolvedores não estão trabalhando para fortalecer esse cenário. Falta a cultura de empreender e buscar investimentos", conta.  

O jogo desenvolvido pela equipe piauiense durante a competição pode ser baixado gratuitamente pelo ruliza.home.blog.

Crédito: José Alves Filho

Patrocínio para etapa final

Em novembro, os cinco jovens jogadores profissionais de videogame representarão o Piauí na disputa com outros competidores de vários estados, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro.  Os competidores estão em busca agora de patrocínios para levar toda a equipe para esta etapa nacional, já que a organização do evento garantiu passagens e hospedagem somente para um membro da equipe. "O foco da nossa equipe agora é conseguir patrocínio para levar todos os membros para a final no Rio", argumenta Issac.

Na final, a equipe vai apresentar um jogo “divertido e frenético”, que faz jus à proposta, segundo a equipe. "Nosso grande foco lá [no Rio], de desenvolvimento e network, será trazer visibilidade para os desenvolvedores e, quem sabe, novos investimentos para o Estado", projeta o programador. Interessados podem contactar a equipe pelo  (86)995061866 (whatsapp)/

David Stéfano ou Isaac Augusto (89) 998500968 ou nas redes @rulizagj.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES