PiauíPrev: Prova de Vida 2022 já começou e servidores poderão fazer on-line

Assim como acontece com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em nível nacional, no Piauí, a prova de vida é um procedimento anual e obrigatório

PiauíPrev: Prova de Vida 2022 já começou e servidores poderão fazer on-line | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Fundação Piauí Previdência (PiauíPrev), que administra o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos estaduais, já começou o Programa Prova de Vida 2022, que convocará servidores inativos, militares da reserva e pensionistas a realizar a prova de vida digital. A realização de prova de vida está prevista na Lei estadual nº 7.311/2019, aprovada no bojo da reforma previdenciária de 2019, e visa evitar fraudes aos cofres da Previdência.

Assim como acontece com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em nível nacional, no Piauí, a prova de vida é um procedimento anual e obrigatório. É por meio dele que o Estado sabe se o inativo ou pensionista está vivo, já que estes beneficiários, justamente por não estarem em atividade, não possuem contato rotineiro com a Secretaria da Administração Estadual, órgão responsável pela gestão dos servidores ativos.

Assim como acontece com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em nível nacional, no Piauí, a prova de vida é um procedimento anual e obrigatório - Foto: Ascom

A Prova de Vida será realizada de forma não presencial, por meio digital, devendo o beneficiário encaminhar imagem do seu documento de identidade oficial e autorretrato por meio da plataforma fornecida pela PiauíPrev, no aplicativo “MEU RPPS”.

Os aposentados e pensionistas que por razões de saúde se encontrem impossibilitados de utilizar o meio digital, deverão enviar documentação comprobatória através do e-mail provadevida@piauiprev.pi.gov.br, podendo ser apresentada por representante legal ou procurador com poderes para a prática do ato.

O cronograma será de acordo com a data de aniversário do servidor público. “Esse ano de 2022, o prazo para a regularização será pelo mês de aniversário e é realizado de forma totalmente digital, pelo mesmo aplicativo, não precisa ir presencialmente aqui na PiauiPrev”, disse a Diretora da Unidade de Previdência, Nayana Cavalcante.

A não realização da Prova de Vida no prazo estabelecido implicará na suspensão e bloqueio dos proventos de aposentadoria ou pensão.

Cronograma prova de vida 2022

Decreto nº 20.308 – altera o decreto da Prova de Vida



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES