Piloto depõe e assume conduta não-recomendada na TAM

Piloto depõe e assume conduta não-recomendada na TAM

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O piloto Marco Aur?lio Incerti de Lima assumiu, em depoimento ? policia nesta segunda-feira (20), ter executado um procedimento n?o-recomendado para pousar o Airbus A320 da TAM em 17 de julho, de acordo com o promotor M?rio Luiz Sarrubbo. O pouso ocorreu no mesmo dia do acidente que matou 199 pessoas em S?o Paulo.

Desde janeiro ? recomendado aos pilotos que coloquem os dois manetes da aeronave na posi??o reverso logo depois de tocar o solo, mesmo que um dos reversos esteja pinado (travado), como no caso do v?o 3054. O piloto disse, segundo o promotor, que colocou apenas um dos manetes na posi??o recomendada porque considera o procedimento mais seguro. Lima teria deixado na posi??o "idle" (ponto morto) o manete da turbina direita e acionado o reverso m?ximo da esquerda.

Incerti e o co-piloto Daniel Alves da Silva comandaram a aeronave no trecho entre o Aeroporto de Congonhas e o Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e no v?o de volta a S?o Paulo. Foi a ?ltima tripula??o a voar no Airbus A320 antes de a aeronave ser comandada pelos pilotos Kleyder Lima e Henrique de Sarro. Horas depois, o avi?o se chocou com o pr?dio da TAM Express no fim do v?o 3054, entre Porto Alegre e S?o Paulo.

O procedimento de pouso adotado por Incerti ficou registrado na caixa preta da aeronave. As investiga?es do acidente buscam saber se o mesmo procedimento foi adotado pela tripula??o do v?o 3054 e se a posi??o dos manetes pode ter influenciado na trag?dia. De acordo com o promotor, o piloto afirmou tamb?m durante o depoimento que a pista do aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de S?o Paulo, estava escorregadia no dia do acidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES