Pílula do câncer começará a ser testada em humanos no Brasil

Pesquisa terá início na próxima segunda-feira (25) com 10 pacientes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (21), o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) ,anunciou o início dos testes em humanos para a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". A pesquisa clínica será conduzida no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a partir da próxima segunda-feira (25).

Nesta fase inicial, a substância será avaliada em 10 pacientes para determinar a segurança da dose. Se a droga não apresentar efeitos colaterais, a pesquisa seguirá.

Segundo o governo do estado, o início dos testes foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.

A substância foi encaminhada para o Icesp pela Fundação para o Remédio Popular (Furp) - laboratório oficial da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Ainda de acordo com o governo do estado, há cápsulas suficientes para a realização da pesquisa.

A sintetização da fosfoetanolamina que será testada em humanos foi feita pelo laboratório PDT Pharma, do município de Cravinhos, no interior de São Paulo. A Furp encapsulou a substância, apenas.

De acordo com o governo, o pesquisador da USP de São Carlos, Gilberto Chierice, que desenvolveu a substância, está acompanhando os testes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES