PIS/Pasep: prazo para sacar valores esquecidos vai até sábado (5)

Os trabalhadores que tiveram carteira assinada entre 1971 e 1988 e que ainda não realizaram o saque tem direito

PIS/Pasep: prazo para sacar valores esquecidos vai até sábado (5) | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o próximo sábado, dia 5, os trabalhadores com cotas do PIS/Pasep disponíveis têm a oportunidade de efetuar o saque. No início de junho, a Caixa Econômica Federal disponibilizou R$ 25,4 bilhões em cotas para 10,5 milhões de trabalhadores. O valor do benefício pode chegar até R$ 1.320, equivalente ao salário mínimo vigente, e será calculado proporcionalmente ao período em que o trabalhador esteve empregado formalmente com carteira assinada.

Pessoas que trabalharam com carteira assinada, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, no período de 1971 a 1988, que ainda não sacaram suas cotas dos PIS/Pasep têm direito ao benefício. O saque das cotas do PIS/Pasep pode ser realizado de forma digital, por meio do aplicativo FGTS, dispensando a necessidade de comparecer pessoalmente às agências bancárias. 

Contudo, é fundamental que os beneficiários efetuem o resgate até o prazo estabelecido, pois caso não o façam, os recursos serão transferidos do FGTS para o Tesouro Nacional. Após essa transferência, ainda existe um período de cinco anos durante o qual é possível fazer uma nova solicitação de retirada diretamente à União.  

Em caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar seu próprio Aplicativo FGTS e solicitar o saque na opção “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, em seguida, escolher a opção “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”, juntar os documentos necessários e confirmar a solicitação. 

Desde agosto de 2019, o saque das cotas do PIS/Pasep foi liberado. Após o prazo estabelecido para o resgate, os recursos remanescentes serão transferidos à União. Em 2020, a Medida Provisória 946 foi editada, extinguindo o fundo PIS/Pasep e consolidando todos os recursos no FGTS, unificando assim o processo de saque na Caixa Econômica Federal. Até 2020, a Caixa Econômica Federal tinha a responsabilidade exclusiva pela gestão das cotas do PIS, destinadas aos empregados do setor privado. Por outro lado, o Banco do Brasil (BB) era responsável pela administração do fundo Pasep, atendendo a servidores públicos, militares e colaboradores de empresas estatais.

Em caso de dúvida, os trabalhadores podem acessar o Aplicativo do FGTS ou ligar para 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou para o 0800 104 0104 , para outras regiões.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES