Pizza 2 sabores não pode ser cobrada pela mais cara, diz Procon

Cobrar pela mais cara configura-se como “excesso” de cobrança.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cobrança do maior valor da pizza quando ela é servida em dois sabores é prática recorrente no Brasil, mas, segundo o Procon de Fortaleza (CE), a prática é abusiva e deve ser denunciada. Apesar de ser uma decisão local, o órgão confirmou que o entendimento, baseado na interpretação do Código de Defesa do Consumidor, deve ser aplicado em todo país.

De acordo com o Procon, se cada pizza tem um valor diferente, a depender do sabor, o valor final deve ser calculado proporcionalmente. Cobrar pela mais cara configura-se como “excesso” de cobrança, pois o cliente só consome metade do produto pelo qual pagou.

O órgão de defesa do consumidor do Ceará lançou, nesta semana (9/11), a operação “Pizza Legal” que tem objetivo de fiscalizar 100 estabelecimentos que fazem a cobrança indevida, até o dia (20/11). No entanto, a equipe tem recebido muitas denúncias e já pensam em prolongar o trabalho.

Inicialmente as fiscalizações serão educativas para minimizar a cobrança nas pizzarias. Caso não cumpram a lei, os estabelecimentos podem ser multados em até R$ 11 milhões. Outras práticas contra os direitos do consumidor como cobrança obrigatória de 10% para o garçom, cobrança de taxas pela perda da comanda também devem ser denunciadas ao Procon.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES