Plamta e Iaspi Saúde terão reajuste na contribuição do servidor público

O debate, ampliado agora aos representantes sindicais, vem acontecendo desde janeiro junto aos conselheiros do Iaspi.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma ampla reunião com representantes dos trabalhadores em Saúde e Educação, além de membros da CUT e do Conselho Deliberativo do Iaspi, marcou na quarta-feira (29) as negociações para definir um reajuste para o Iaspi Saúde e Plamta este ano. O debate, ampliado agora aos representantes sindicais, vem acontecendo desde janeiro junto aos conselheiros do Iaspi.

A necessidade de reajuste da contribuição do servidor é necessária e inadiável quando se pensa na manutenção do sistema de saúde. O último aumento do Plamta, no valor de 6,5%, foi dado em 2019, bem abaixo do índice recomendado pela ANS (Agência Nacional de Saúde) que era de 7,35% naquele ano. Para o Iaspi Saúde suplementar, o último aumento foi em 2007.

Reunião envolveu Iaspi e representantes dos servidores | FOTO: Divulgação

Desde março, o Conselho do Iaspi, formado por cinco representantes do governo e cinco representantes dos trabalhadores vem debatendo a necessidade do reajuste. A real necessidade do Instituto mostra a necessidade de um reajuste de 30%. 

”Diante da realidade do servidor público e das argumentações dos trabalhadores, em duas reuniões anteriores foram apresentadas propostas de 20% e depois de 18%, que deveriam ter sido votadas hoje na reunião do Conselho. Mas, os membros do Conselho pediram para ampliar a discussão e hoje nos reunimos com os presidentes da CUT, do Sindicato dos Servidores da Saúde e do Sindicato dos Servidores em Educação, além da Secretaria de Políticas Sociais para ampliar o leque de discussão”, disse Daniele Aita, diretora geral do Iaspi.  

Para Daniele, o diálogo aberto e franco é essencial e ajuda a reunir propostas para a construção de soluções. “Estamos de portas abertas para receber os servidores e seus representantes pois acreditamos no entendimento, negociação e respeito para avançarmos com pautas que defendem a manutenção dos serviços de saúde e acreditamos que todos entendem a necessidade desse reajuste”, explicou a diretora do Iaspi.

Necessidade

Ao falar sobre o reajuste, Daniele lembrou que o Iaspi tem em suas carteiras 194 mil segurados no Iaspi Saúde e 208 mil, no Plamta, destacando que o Instituto vem sem reajustar valores desde 2019. É o maior plano de saúde do Estado, importante não apenas para o para o servidor estadual, mas para a economia do Estado, além  de oferecer a maior rede  de atendimento hospitalar aos segurados. 

“Além disso, temos uma carteira envelhecida, o que costuma demandar mais necessidade de atendimento e mais despesas, devido ao aumento de diagnóstico de doenças crônicas; temos os custos da saúde, sempre crescentes, independente de agregar novas tecnologias, mencionamos também a Covid, que foi uma despesa a mais e sem qualquer receita extra, e temos ainda as o crescente número de judicializações e as demandas constantes os prestadores por reajustes em procedimentos, insumos”, enumerou.

Entidades sindicais devem apresentar contra-proposta

Após ouvir a explanação da diretora do Iaspi, o presente da CUT, Paulo Bezerra, agradeceu a oportunidade de negociação e os esclarecimentos prestados pela diretora do Iaspi, mas pediu mais um prazo para levar a proposta ora em pauta até os trabalhadores e trazer uma contra-proposta.

”Agradecemos a oportunidade do diálogo, mas precisamos pensar no servidor e o impacto desse reajuste em sua vida, embora reconheçamos que tudo vem aumentando, inclusive os gastos com saúde. Vamos debater e trazer um a proposta, mas sabemos que sem o plano, que eu reconheço como bom e indispensável, fica bem pior”, disse Bezerra, acrescentando que não é possível colocar em risco a manutenção do sistema de saúde.

A presidente do Sinte-PI (Sindicato dos Trabalhadores em Educação)  Paulina Almeida, também se posicionou. “Queremos o plano, o plano é bom, já usei e fui bem atendida, mas não podemos pagar 18% de reajuste. Pedimos mais tempo para dialogar mais e apresentarmos também uma proposta”, reforçou o pedido de Paulo Bezerra.

Geane Sousa, presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindesp), também fez elogios ao serviço prestado pelo Iaspi Saúde/Plamta, ressaltando que quando necessário teve um bom atendimento, reconheceu que o servidor está envelhecendo, precisando cada vez mais de saúde, mas também cobrou mais tempo para discutir a questão do reajuste, além de por em mesa alguns problemas que vê no plano, mas que foram prontamente esclarecidos pela diretora geral.

Tempo hábil

Ao final do encontro, a doutora Daniele Aita reafirmou a necessidade do reajuste, ratificou sua disponibilidade e abertura para a negociação e ouvir as classes em suas reivindicações e propostas, mas foi firme em defender o reajuste no menor tempo possível hábil possível sob o risco de inviabilizar o sistema. 

“O plano é um patrimônio do servidor, está no mesmo patamar de planos privados em termos de qualidade de serviços e tem a maior rede credenciada, custando até 70% a menos. O servidor paga em média R$ 90,00 por mês. Se perdermos este plano, poucos terão oportunidade de migrar para um outro que, todos sabem, custa bem mais”, disse Daniele Aita ao reforçar a necessidade de um reajuste e marcando para o próximo dia 03 de abril um novo encontro, já seguido de reunião do Conselho do Iaspi para votação do reajuste.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES