Plano Aquarela de Turismo destaca Roteiro Integrado

Plano Aquarela de Turismo destaca Roteiro Integrado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Roteiro Integrado Piau?, Cear? e Maranh?o ser? apresentado pela ministra do Turismo, Marta Suplicy, nesta segunda-feira, 16, em Natal (RN), durante o lan?amento do Plano Aquarela - Marketing Tur?stico Internacional do Brasil. O plano tem como objetivo divulgar os principais destinos do Pa?s no exterior.

Inclu?do no Programa Nacional de Turismo, divulgado no m?s passado pelo Governo Federal, a proposta do Plano Aquarela ? investir na capta??o de turistas para o Brasil em pa?ses espec?ficos. O Roteiro Integrado ser? apresentado pela ministra por se tratar de um dos focos na ?rea para a Regi?o Nordeste.

Com a?es agressivas, a meta ? ampliar a m?dia de visitantes internacionais - hoje na casa dos 5,5 milh?es - para 8 milh?es, at? 2010, em todo o Pa?s. Segundo c?lculos do Minist?rio do Turismo, estima-se que nos pr?ximos tr?s anos, os gastos desses turistas no Brasil ultrapassem os US$ 7,5 bilh?es.

O Roteiro Integrado - conv?nio tur?stico firmado entre Piau?, Cear? e Maranh?o - ser? apresentado pela ministra Marta Suplicy como um dos principais atrativos. Essa parceria, que tem como destaques o Delta do Parna?ba (PI), a Praia de Jericoacoara (CE) e os Len??is Maranhenses (MA), figura como um dos mercados priorit?rios dentro do Plano Aquarela.

Os crit?rios para a inclus?o do Roteiro Integrado no plano, como a acessibilidade ? ?rea, a divulga??o, a qualidade de produtos e servi?os e o potencial de crescimento do fluxo de turistas, foram cumpridos. A ministra Marta Suplicy elogiou a consolida??o do roteiro, que pretende tamb?m garantir o desenvolvimento sustent?vel da regi?o, que engloba 12 munic?pios, numa ?rea de aproximadamente 300 quil?metros.

Para Marta Suplicy, a id?ia pioneira do roteiro poder? servir de modelo para outros Estados desenvolverem o turismo, promovendo a inclus?o social. Segundo ela, aproximadamente R$ 280 milh?es ser?o gastos com obras de infra-estrutura e promo??o da regi?o, que ter? como porta de entrada o Delta do Parna?ba.

Como o Plano Aquarela prev? ainda a?es espec?ficas no exterior - de acordo com o perfil do p?blico-alvo desses pa?ses visitantes -, os mercados brasileiros foram divididos em quatro grupos, de acordo com os atrativos e especificidades de cada um. Conseq?entemente, os tr?s Estados, que apresentam indicativos socioecon?micos similares, oferecer?o ao visitante um pacote padronizado, com foco na explora??o das belezas naturais, cultura, ecoturismo e culin?ria.

O protocolo de inten?es, assinado em abril pelos governadores Wellington Dias (PI), Cid Gomes (CE) e Jackson Lago (MA), no Piau?, desenhou algumas diretrizes do cons?rcio. Uma delas ? a cria??o de uma Ag?ncia de Desenvolvimento Regional Sustent?vel, respons?vel pela promo??o do crescimento econ?mico e social da regi?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES