Plano busca melhorar atendimento à saúde no sistema prisional do PI

A reunião aconteceu com técnicos do Ministério da Saúde nesta terça

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu nesta terça-feira (4) reunião com técnicos do Ministério da Saúde para tratar sobre a implantação, no Piauí, da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP), que visa garantir o acesso da população carcerária ao Sistema Único de Saúde.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou da reunião, uma vez que tem fomentado a realização de parcerias para promover melhorias no atendimento à saúde no sistema penitenciário do Piauí, incluindo a busca por alternativas no tocante à atenção aos internos com transtornos mentais.

De acordo com a coordenadora de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, Agatha Knitter, a reunião é importante para reforçar o trabalho conjunto entre a Sejus e a Secretaria de Saúde do Piauí, no sentido de garantir saúde de qualidade aos detentos nas penitenciárias, buscando melhorias para o sistema como um todo.

“O evento é uma oportunidade de buscar recursos disponíveis dos ministérios da Saúde e da Justiça, através do Departamento Penitenciário Nacional, para beneficiar o sistema prisional do Piauí. Estamos, a propósito, discutindo a implantação das equipes da atenção básica dos municípios no sistema prisional”, explica Agatha.

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, observa que viabilizar o atendimento à saúde dos detentos nas penitenciárias do Estado, além de colaborar com a humanização em si do sistema, favorece à manutenção da segurança nos presídios, cumprindo, inclusive, o determinado pela lei.

 “Nosso papel é humanizar o sistema prisional, através da saúde, do trabalho e da educação. A partir de ações conjuntas, como com a Secretaria de Saúde e o Governo Federal, entendo que podemos traçar as estratégias eficazes para avançarmos nas políticas de saúde prisional”, pontua o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES