Plano de Desenvolvimento da UESPI é apresentado para parlamentares

A apresentação ocorreu nesta quarta (14), na Assembleia Legislativa

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) foi apresentado hoje (14) na Assembleia Legislativa do Piauí aos deputados que integram a Comissão Parlamentar Especial para a UESPI. A reunião foi conduzida pelo deputado estadual Luciano Nunes, presidente da Comissão, e contou com a presença do reitor da UESPI, Nouga Cardoso, e técnicos da Instituição.

A síntese dos resultados consolidados do PDI 2017-2021 foi apresentado aos parlamentares pelo professor Paulo Henrique Pinheiro, pró-reitor adjunto de Ensino de Graduação e presidente da Comissão Central do PDI. Paulo Henrique apresentou as receitas previstas na vigência do Plano e o total de investimentos previstos para a execução das ações do PDI. “Fizemos um estudo minucioso para sabermos quanto vai custar a UESPI nos próximos cinco anos, o que temos hoje e o que precisamos ter para sermos suficientes. Só para 2017 temos uma estimativa de orçamento de R$254 milhões para a Instituição”, disse.

A Comissão Central do PDI mapeou todos os campus da UESPI levando em consideração aspectos como cursos, infraestrutura, corpo docente, discentes, recursos humanos, para que fossem traçadas todas as metas e ações do Plano, pensando sempre na melhoria do ensino ofertado. “Na elaboração do PDI focamos sempre nas perguntas: Qual a UESPI que precisamos e podemos? Sabemos que precisamos de uma nova roupagem do orçamento da UESPI para que a Universidade se transforme naquilo que a população anseia. E hoje estamos aqui cumprindo a etapa de socialização do PDI aos poderes, apresentando aos parlamentares, que são fundamentais na viabilização de fontes de recursos para que o Plano seja consolidado”, afirmou Nouga Cardoso, reitor da UESPI.

O deputado estadual Luciano Nunes, presidente da Comissão Parlamentar Especial para a UESPI, solicitou da Comissão do PDI um relatório especificando o planejamento e orçamento de todos os campi do Estado para que os deputados possam destinar emendas parlamentares para os municípios onde tem atuação. “Soubemos que a UESPI representa apenas 2,24% do orçamento do Estado, com um total de 23.000 alunos, sendo o custo de um aluno cerca de R$10 mil ao ano, o mesmo valor que é gasto pela Secretaria Estadual de Educação com um aluno de terceiro ano do Ensino Médio. Portanto, o PDI é um instrumento importantíssimo que aponta o caminho para termos uma UESPI mais independente e com condições para continuar ofertando um Ensino Superior de qualidade no nosso Estado”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES