Plano diretor prevê cerca de 200km de malha cicloviária em Teresina

O PDCI segue agora para aprovação da Câmara Municipal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Técnicos do Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan) apresentaram, na tarde desta terça-feira (08), a proposta final do Plano Diretor Cicloviário Integrado de Teresina ao prefeito Firmino Filho. O PDCI segue agora para aprovação da Câmara Municipal.

O Plano Diretor prevê uma malha cicloviária de 199,77 km. Desse total, 41,86 km estão implementados, e alguns passaram por adequações e requalificações, como a da Avenida Miguel Rosa, na zona Sul de Teresina.

Para o prefeito Firmino Filho, um dos objetivos do PDCI é fazer Teresina uma cidade de referência no uso da bicicleta, como meio de transporte e de lazer, no cenário nacional e internacional. “Queremos dar ao ciclista conforto e segurança para que ele possa fazer o seu deslocamento”, afirma o chefe da administração municipal.

Outro objetivo do Plano Diretor Cicloviário é aumentar a atratividade da bicicleta como meio de transporte, além de garantir, a curto prazo, a segurança dos que a utilizam no dia a dia. “A ideia, a curto e médio prazo, é que as pessoas vislumbrem a bicicleta como um meio de transporte seguro e confortável. Os esforços são para dotar a cidade de um meio de transporte complementar, integrado ao transporte coletivo, de custo acessível e baixo impacto sobre o meio ambiente”, ressalta a secretária executiva de Planejamento Urbano da SEMPLAN, Constance Jacob.

Ela lembra que a infraestrutura para a Rede Cicloviária incorpora cinco exigências propostas pelo Caderno de Referência para elaboração de Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades, do Ministério das Cidades: segurança viária, rotas diretas, coerência, conforto e atratividade.

Plano Diretor Cicloviário

O Plano Diretor Cicloviário traça as diretrizes que trarão melhorias no sistema viário, permitindo a integração entre diferentes modais de transporte e também deve incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, desenvolvendo instrumentos eficazes para a implantação de ciclovias, de forma que propicie, ainda, segurança e comodidade para os ciclistas.

O Plano também pretende reduzir as desigualdades e promover a inclusão social e a mobilidade urbana, dando prioridade à bicicleta, depois ao transporte coletivo e, por último, ao transporte individual motorizado dentro de uma nova visão da gestão municipal que é a de proporcionar que as pessoas se empoderem da cidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES