Plano Estadual de Educação terá uma avaliação periódica dos Poderes

O texto institui para a divulgação pública dos resultados.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As preocupações condizentes à tramitação do Plano Estadual de Educação versam principalmente pelo período de aplicação da iniciativa, que irá perdurar por dez anos, nutrindo as diretrizes a serem angariadas para o desenvolvimento da área, de modo que possíveis equívocos sejam evitados, nisso, a sua implementação contará com a avaliação periódica da Comissão de Saúde, Educação e Cultura da Assembleia Legislativa, além do Conselho Estadual de Educação e a Secretaria de Educação, entes do Executivo que também ficarão responsáveis pelo monitoramento contínuo do PEE.

O texto do projeto de lei que institui o Plano ainda impõe para a divulgação pública dos resultados obtidos, de modo que possam ser discutidas e propostas políticas públicas que contribuam para o cumprimento das estratégias e metas. A matéria encaminhada pelo governador Wellington Dias (PT) no início da semana estabelece pontos primordiais, embasados na transparência das atividades, com o objetivo da evolução na qualidade do ensino e a redução no déficit de aprendizado constatado por problemas alarmantes, como a falta de professores. Os indicativos que norteiam a propostas passam ainda pela experiência constatada em âmbito federal, tendo em vista que o setor é uma prioridade no governo da presidenta Dilma Rousseff (PT).

No tangenciamento or-questrado pelo Plano inclui-se a promoção da cidadania, a erradicação de qualquer forma discriminação, apoiadas também na elevação dos índices de alfabetização, redução das desigualdades e universalização do atendimento escolar. A apreciação do projeto passa agora pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e em seguida será definida a aprovação no Plenário da Casa, esse processo possivelmente deverá ser concretizado somente após o recesso parlamentar, com início no próximo dia 17 de julho, sendo finalizado em 3 de agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES