Plano Estadual para LGBT é lançado e avança conquista de direitos em THE

O lançamento do I Plano Estadual de Cidadania e Direitos Humanos LGBT aconteceu no auditório do Ministério Público

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Estado do Piauí está avançando e conquistando mais direitos no segmento das pessoas lésbicas, gays e transexuais e agora passa a contar com um plano estadual, que foi lançado ontem, em Teresina, com a presença da coordenadora Nacional de Promoção dos Direitos LGBT, da Presidência da República, Synney Larrat. Segundo ela, o Estado do Piauí vem tendo avanços importantes para a classe.

"O Piauí está de parabéns, pois temos aqui entidades e órgãos em nossa defesa. A gente precisa ter orientações de políticas públicas e apresentar urgentemente para sociedade, porque a violência homofóbica vem crescendo muito e só se enfrenta o problema com direitos e cidadania",disse Larrat.

O lançamento do I Plano Estadual de Cidadania e Direitos Humanos LGBT aconteceu no auditório do Ministério Público, pela Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), através da Diretoria da Unidade de Direitos Humanos.

O plano fundamenta-se nas orientações e diretrizes contidas no Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT e nas deliberações das I e II Conferências Estaduais LGBT realizadas em 2008 e 2011 no Piauí e reflete o esforço conjunto do Governo do Estado e da Sociedade Civil organizada na busca de políticas que venham a atender às necessidades e direitos da População LGBT.

De acordo com a diretora de Direitos Humanos da Sasc, Cícera Andrade, a secretaria teve um papel decisivo para a implementação do plano. Ela destaca ainda que o Plano é um grande avanço na promoção da cidadania LGBT:

"Hoje, o Piauí é um Estado que ganha destaque por apresentar inúmeros avanços na conquista e defesa da cidadania LGBT, através da concretude de leis em âmbito estadual e municipal, avanços esses conseguidos fundamentalmente devido às articulações junto aos movimentos sociais LGBT", diz Cícera.

Ontem, também foi realizada uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Homofobia que discutiu uma pauta extensa sobre as garantias e proteções à população LGBT.

O Comitê é formado por representantes da Sasc, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Secretaria da Segurança, da Secretaria da Educação, do Conselho de Psicologia, Movimentos Sociais, entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES