Plano Municipal de Saneamento Básico pode minimizar crise hídrica no Piauí

Municípios devem elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico para ter acesso a recursos federais a partir de 2016

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Instrumentos previstos pela Lei 11.445/07, os Planos Municipais de Saneamento podem ter papel fundamental para diagnosticar as
necessidades locais e estabelecer prioridades. “A maioria dos municípios brasileiros ainda não elaborou seu plano. Ele também pode contribuir para reduzir a crise hídrica, prevendo o melhor reaproveitamento dos recursos hídricos”, analisa Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente).

Ao elaborar o plano, os municípios podem estabelecer prioridades para investimentos e ações no curto, médio e longo prazos. “Apenas as cidades que tiverem planos elaborados poderão ter acesso a recursos federais a partir de 2016”, alerta Pladevall. “O plano pode contemplar, por exemplo, sistemas de reuso de água. Mas se os municípios não elaborarem o documento, vão ficar sem recursos e sem condições de enfrentar eventuais crises hídricas”, aponta o dirigente.

O consultor Walter Penninck Caetano sugere que o processo de criação do PMSB atenda à sua realidade local e que comece com os gestores públicos estimando quanto a execução de todas as obras necessárias para sua implantação deverá custar aos cofres da prefeitura. “A partir daí, deve-se avaliar se os recursos próprios para a sua realização serão suficientes ou se será preciso recorrer ao Governo Federal em busca de transferências voluntárias específicas para esse objetivo ou obtenção de financiamento”, explica Caetano.

Se a prefeitura realmente precisar de algum tipo de financiamento, deve-se então estudar onde buscá-lo. “É preciso também muita atenção e respeito à capacidade de endividamento do Município”, alerta.

Por fim, o presidente da Apecs lembra que 18% da população ainda não têm acesso à água tratada e 52% não têm coleta de esgoto. Segundo ele, os motivos de tanto atraso são muitos, mas entre eles está o despreparo das cidades para elaborar o plano. “A maior parte dos cinco mil municípios brasileiros não tem condições técnicas para oferecer soluções de saneamento e mais de 80% delas sequer contam com um profissional de engenharia para qualquer tipo de orientação. Sem apoio dos governos estaduais e federal, não será viável concluir o plano até dezembro de 2015”, explica.

Teresina discute saneamento básico durante evento

Na próxima semana, a Prefeitura de Teresina participará do evento Sanear é viver – Construindo uma política de saneamento básico para o Piauí, organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) de Teresina. O evento acontece na próxima segunda-feira (13), às 08h, em Teresina.

Durante o evento, a administração municipal de Teresina apresentará as diretrizes constantes do Plano Diretor de Drenagem Urbana de Teresina e as ações de saneamento já realizadas pela Prefeitura de Teresina na área de abrangência do programa Lagoas do Norte.

O Sanear é Viver terá ainda a participação do presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) e da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), Roberto Tavares.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES