Planos de saúde são obrigados a oferecer 2 novos tratamentos contra câncer

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou a segunda atualização da lista de coberturas obrigatórias deste ano

Planos são obrigados a oferecer dois novos tratamentos contra câncer | Reprodução/TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tomou a decisão, em uma reunião realizada em 2 de maio deste ano, de que os planos de saúde serão obrigados a oferecer cobertura para dois novos tratamentos contra o câncer no país. A resolução referente a essa determinação foi publicada no Diário Oficial da União uma semana após a reunião.

A ANS realizou a segunda atualização da lista de coberturas obrigatórias deste ano, estabelecendo que os planos de saúde deverão oferecer cobertura para dois novos tratamentos contra o câncer. Esses tratamentos incluem o uso de olaparibe em combinação com bevacizumabe para o câncer de ovário, e a utilização de darolutamida em combinação com docetaxel para o câncer de próstata metastático.

Além disso, a resolução da ANS inclui a garantia de cobertura para o teste genérico de deficiência de recombinação homóloga, utilizado para diagnosticar as pacientes que são candidatas ao tratamento com a associação de olaparibe e bevacizumabe. 

No mês de fevereiro deste ano, a ANS já havia estabelecido a inclusão de quatro tratamentos no rol de procedimentos obrigatórios. Esses tratamentos são: onasemnogeno abeparvoveque, destinado a bebês com atrofia muscular espinhal; dupilumabe, utilizado por adultos com dermatite atópica grave; zanubrutinibe, indicado para adultos com linfoma de células do manto; e romosozumabe, prescrito para mulheres idosas com osteoporose na pós-menopausa. 

Fila para transplante de córnea no Brasil quase dobra em cinco anos

A fila de espera por um transplante de córnea no Brasil praticamente dobrou ao longo dos últimos cinco anos, passando de 12.212 em 2019 para 23.946 atualmente. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) alerta que o volume de procedimentos não retomou os níveis pré-pandemia de covid-19 – o total de intervenções realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022 é menor do que o que era executado no início da década passada. 

Os dados constam no Observatório CBO, plataforma criada pela entidade de acesso público e gratuito, que agrupa informações sobre consultas, exames, cirurgias e transplantes realizados. De acordo com o levantamento, o número de transplantes de córnea no SUS recuou ao patamar do que era executado em 2013. Em 2020, auge da pandemia, a série histórica registrou o seu pior desempenho na década: 4.374 cirurgias. 

 (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES