PMs que atuam na fiscalização de trânsito usarão câmeras no fardamento

Essa e outras ações envolverão os órgãos que integram as políticas públicas de prevenção de acidentes e de segurança no trânsito

PMs que atuam na fiscalização de trânsito usarão câmeras no fardamento | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí irá intensificar as fiscalizações de trânsito nos centros urbanos e em rodovias estaduais com o objetivo de preservar vidas e dar mais segurança para a sociedade. A pauta foi discutida nessa terça-feira (17) em reunião do governador Rafael Fonteles e gestores de órgãos ligados ao trânsito e segurança, a fim de traçar o planejamento das ações que serão realizadas de forma integrada ao longo da gestão.

Participaram da reunião o secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas, gestores e representantes da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Samu), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

PMs que atuam na fiscalização de trânsito usarão câmeras no fardamento - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Na oportunidade, Rafael Fonteles autorizou a aquisição de câmeras pela Secretaria da Segurança Pública, que deverão ser usadas no fardamento dos policiais militares durante as operações ostensivas. “Inicialmente, o equipamento será destinado aos profissionais que atuam nas ações de trânsito, visando garantir uma abordagem tranquila, sem abuso de nenhuma das partes, protegendo o cidadão e o Estado”, explicou o governador.

O chefe do Executivo estadual destacou que as ações envolverão os órgãos que integram as políticas públicas de prevenção de acidentes, de segurança no trânsito e também de cuidados com as pessoas que são acidentadas. “Temos a convicção de que as políticas públicas de fiscalização intensiva do trânsito tem consequências muito boas para a sociedade no que diz respeito à segurança pública, mas principalmente na prevenção de acidentes e salvando vidas”, comentou Rafael Fonteles.

O governador ressaltou que planejamento e comunicação são pontos fortes para a garantia de bons resultados. “É algo que nós queremos fazer com muito planejamento, baseado em dados. Sempre comunicando bem a população da importância disso. Essas fiscalizações vão salvar vidas, evitar que pessoas fiquem com sequelas de acidente de trânsito, inibir o roubo de veículos, impedir o tráfico de drogas e garantir mais sensação de segurança”, disse o gestor.

Ainda de acordo com Rafael Fonteles, além da fiscalização, haverá um trabalho de educação, sobretudo nas escolas, junto às crianças e jovens. “Vamos ensinar como utilizar bem o trânsito, garantindo a paz e permitindo que vidas sejam salvas”, frisou o governador.

A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, reforçou a colaboração do órgão por meio da Gerência de Fiscalização e da Escola Piauiense de Trânsito. “Estaremos educando os condutores para que tenhamos a redução dos acidentes de trânsito”, disse a gestora.

Já o superintendente da Strans, Bruno Pessoa, destacou que a integração deve trazer resultado importantes. “Ficamos felizes com a iniciativa do governador e com o convite para integrar, junto às outras instituições, a segurança viária para interagir e integrar as instituições em favor da vida, realizando blitzen e garantindo a prevenção para que possamos diminuir a quantidade de acidentes no trânsito e, consequentemente, a quantidade de mutilados e sequelados”, afirmou o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES