PMT assina Decreto de Inovação durante cerimônia de abertura do ClimaTHE23

O decreto estabelece as diretrizes para criação e funcionamento de ambiente regulatório controlado, Sandbox Regulatório, baseado no Marco Legal das Startups.

PMT assina Decreto de Inovação durante cerimônia de abertura do ClimaTHE23 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou nesta segunda-feira (20), o decreto de inovação do Sandbox Regulatório. A assinatura aconteceu durante a abertura do evento ClimaTHE 23 – Teresina Cidade Climática, realizado no Cine Teatro da Universidade Federal Piauí (UFPI) e organizado pela Prefeitura de Teresina para debater as mudanças climáticas.

O decreto estabelece as diretrizes para criação e funcionamento de ambiente regulatório controlado, Sandbox Regulatório, baseado no Marco Legal das Startups. A construção do documento foi realizada durante um workshop colaborativo, resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC) e a Coordenação da Agenda Teresina 2030, vinculada a Secretaria de Planejamento (SEMPLAN), juntamente com o SEBRAE e demais atores de inovação do município.

PMT assina Decreto de Inovação durante cerimônia de abertura do ClimaTHE23

Durante a cerimônia de abertura, o secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Iran Felinto, destacou a importância do marco do sandbox regulatório para os gestores municipais e o público presente.

“O decreto é o que vai estabelecer as diretrizes entre o poder público e as startups que queiram investir e testar as suas tecnologias no ambiente de Teresina. Então, acho que hoje é o primeiro passo e nós estamos encaminhando com a Lei de Inovação Municipal também, para quem queira vir para Teresina, a gente consiga fazer essa atração de investimento dessas empresas que desejam estar aqui”, pontuou o secretário.

PMT assina Decreto de Inovação durante cerimônia de abertura do ClimaTHE23

“Gostaria de parabenizar a todos, a todos que estiveram presentes. é um momento muito importante. Fizemos anteriormente uma reunião com todos os autores do ecossistema para poder validar este documento, construído em perfeita sincronia com diversos setores, nas esferas pública e privada”, acrescentou.

De acordo com o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, o decreto de inovação e a programação do ClimaTHE23 se complementam nas perspectivas técnicas e científicas para resolução de problemas climáticos da capital. “A nossa gestão frente à prefeitura deseja zelar pelo meio ambiente e a mãe natureza, que pode conviver em harmonia com o econômico e desenvolvimento social em Teresina. Esse é o grande objetivo relacionado à Teresina”, afirmou o prefeito.

PMT assina Decreto de Inovação durante cerimônia de abertura do ClimaTHE23

Para o Coordenador do Programa THECH, José Bringel Filho, a assinatura do decreto de inovação gera ganhos para todas as partes envolvidas, seja para Teresina ou para o planeta. “Com a assinatura do decreto do Sandbox, a Prefeitura se coloca entre as principais cidades que estão preparadas para atrair investimentos de empresas inovadoras, não somente de startups, mas de empresas, principalmente, que tenham o interesse de testar novas tecnologias para descobrir o modelo de negócio, a viabilidade deste negócio, antes mesmo de comercializar os produtos”, explicou o coordenador.

“O decreto facilita essa relação público-privada para que esses produtos possam surgir em uma velocidade maior e reduzir riscos, tanto para a prefeitura em contratar produtos que não foram testados, como também para empresas, que passam a ter essa oportunidade e vitrines que possam apresentar e ampliar mercado”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES