PMT faz mutirão de combate ao Aedes e recolhe 60 toneladas de lixo

A ação de limpeza aconteceu em duas zonas da cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura Municipal de Teresina realizou a 48ª edição da Operação Faxina nos Bairros, que visa eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti na capital. A ação de limpeza aconteceu em duas zonas da cidade, Norte e Sudeste.

Foram recolhidas 30,6 toneladas de lixo do bairro Nova Brasília e 29,6 toneladas do Parque Ideal. “Um total de 60,2 toneladas recolhidas apenas em um sábado. As pessoas precisam se sensibilizar para criar o hábito semanal de vistoria do seu imóvel e retirar utensílios inservíveis, que poderão se tornar criadouros de mosquito. Historicamente a Prefeitura realizava mutirões de limpeza, entretanto ocorriam durante o período mais crítico para proliferação do Aedes. Então, os anos de 2014 e 2015 coletamos em torno de 550 toneladas de lixo. Em 2016, 4.726 toneladas”, afirma Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital.

Durante a semana que antecede a Faxina nos Bairros, equipes de educação em saúde e limpeza da Prefeitura visitam os locais orientando ainda mais as pessoas de como manter os ambientes longe de focos do Aedes aegypti. Em 48 edições da Faxina nos Bairros 4.700 toneladas de lixo foram recolhidas de Teresina. Somente em janeiro foram retiradas 366 toneladas de material que tinha potencial de se tornar criadouro de mosquito.

Ciclo de vida

O ciclo de vida do Aedes aegypti inicia-se após a deposição dos ovos por uma fêmea na parede de um criadouro com água (os ovos não ficam na água, mas bem próximos a ela). Esses ovos apresentam 0,4 mm de comprimento e cor branca, mas, com o tempo, em virtude do contato com o oxigênio, tornam-se escuros.

Os ovos podem permanecer sem eclodir por um grande período de tempo, aguardando até o próximo período chuvoso. Estudos sugerem que os ovos de Aedes aegypti resistam por até 450 dias, uma vez que são extremamente resistentes ao ressecamento. A eclosão do ovo ocorre quando a água entra em contato com essa estrutura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES