Polêmica: Aparelhos de Raio X não apresentam risco se estiverem desligados

Equipamento de raio-X encontrado em um ferro velho, em Alagoas, causou polêmica nesta semana sobre a exposição de radiação a pessoas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira (21), a população do município de Arapiraca, no interior do estado de Alagoas, ficou apavorada após a Vigilância Sanitária ter encontrado, em um ferro-velho, um item ao qual se acreditava fazer parte de um equipamento de Raio-X. Havia suspeita de que o equipamento tivesse material radioativo e pudesse ser nocivo aos moradores e ao meio ambiente. 

Mas o professor de Física do Curso de Radiologia do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e especialista em proteção radiológica, Wilson Seraine, explica que encontrar um equipamento desse tipo não representa precisamente um risco direto para a população, como a Prefeitura de Arapiraca deixou a entender com a divulgação do fato narrado. Segundo Wilson Seraine, os aparelhos de Raio-X atuais, como o que foi encontrado em Arapiraca, somente começam a causar problemas à saúde das pessoas se estiverem ligados na tomada e funcionando.

“O aparelho de Raio-X somente irá emitir uma radiação ionizante, ou seja, aquela acima do nível de radiação ultravioleta, que representa um risco à saúde, caso o equipamento esteja ligado e funcionando. Estes aparelhos não empregam material radioativo para seu funcionamento, ou seja, ao serem desligados, eles não continuam emitindo radiação para as pessoas, como muitos acreditam”, comenta o professor.

Diferente do equipamento, ao falarmos de materiais radioativos, o professor destaca que a todo momento esses elementos emitem radiação sobre o ser humano, caso estejam próximos. “Não adianta queimar, jogar na água, esses materiais sempre vão bombardear a pessoa que estiver próxima com a sua radiação. Diferente disso, os Raios-X são produzidos pelo homem através de uma transição eletrônica promovida pelo aparelho. Já os raios gama desses materiais radioativos são de natureza nuclear, eles vêm do núcleo dessas substâncias e estão sempre sendo emitidos”, comenta Wilson Seraine.

Crédito: José Alves Filho

Ele destaca ainda que são poucas as áreas da Medicina, no Piauí, que ainda empregam materiais que emitem radioatividade, e quando empregam, essa radioatividade é bem pequena. “A Comissão Nacional de Energia(CNEN) possui uma fiscalização muito pesada em cima desses materiais por todo o país, para evitar outra catástrofe como a de 1987, envolvendo o césio-137”, informou o professor.

No entanto, ele destaca, que mesmo equipamentos como os de Raio-x sendo encontrados em áreas como lixões não representando um risco de contaminação caso não estejam ligados, o ideal ainda é notificar os órgãos como a Anvisa para que as medidas adequadas sejam tomadas. “Sempre que você vê um símbolo de radioatividade em equipamentos, o ideal é se afastar e entrar em contato com a Anvisa, caso o aparelho em questão seja um dos que emitam baixa energia ou a Comissão Nacional de Energia Nuclear para casos envolvendo aparelhos que emitam alta energia, como aceleradores lineares empregados na radioterapia”, especifica o professor Wilson Seraine.  

(Por João Marcelo Ferry)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES