Polícia apreende cinco mil caranguejos que seriam vendidos em Fortaleza/CE

A ocorrência foi encaminhada ao Ibama que restituirá os crustáceos ao seu habitat natural, as áreas

Polícia apreende cinco mil caranguejos que seriam vendidos em Fortaleza/CE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Agentes da Pol?cia Rodovi?ria Federal apreenderam em Peritor? (Km 422 da BR 316), cinco mil caranguejos que estavam sendo transportados no Ford/Cargo, placa BXC-6493/PE, conduzido por Sebasti?o Arruda Carvalho Rab?lo. Os caranguejos foram capturados na cidade de C?ndido Mendes-MA e seriam comercializados em Fortaleza-CE.

A ocorr?ncia foi encaminhada ao Ibama que restituir? os crust?ceos ao seu habitat natural, as ?reas de mangue. Hoje pela manh?, os caranguejos foram soltos em um manguezal no Ara?agi.

De acordo com o que determina a Portaria n? 17, publicada no Di?rio Oficial da Uni?o no dia 11 de janeiro deste ano, nos per?odos de 22 a 31 de janeiro, 20 a 29 de fevereiro e 22 a 31 de mar?o de 2008, est? proibida a captura, manuten??o em cativeiro, transporte, beneficiamento, industrializa??o e comercializa??o da esp?cie de caranguejo Ucides cordatus, popularmente conhecida como caranguejo-u??. O objetivo da medida ? proteger a reprodu??o desses animais, que nessa ?poca deixam suas galerias para se deslocar pelos manguezais para acasalamento e libera??o de ovos.

O transporte e a comercializa??o de caranguejos dever?o estar acompanhados, desde a sua origem at? seu destino final, de Guia de Autoriza??o de Transporte e Com?rcio.

A ?ltima grande apreens?o de caranguejos pela PRF tamb?m ocorreu em Peritor?, que em 2007 apreendeu 20 mil caranguejos em um caminh?o vindodo munic?pio de S?o Jo?o Batista e acionou o Ibama. Foi constatado que o ve?culo era de Aracaju (SE) e que h? quinze anos repetia o ato de retirar caranguejos no Maranh?o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES