Polícia prende motorista de app acusado de estuprar menor de 15 anos

Ele se cadastrou na plataforma e rodava no aplicativo com nome e documentos falsos.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um motorista da Uber foi preso na manhã desta quinta-feira (14), na Zona Oeste do Rio, por suspeita de estupro. A polícia afirma que o condutor, de 34 anos, agrediu sexualmente uma passageira de 15 anos que ia para a escola, em Bangu, ao fim de uma corrida pedida pelos pais da jovem.

A Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV) descobriu ainda que o homem se cadastrou na plataforma e rodava no aplicativo com nome e documentos falsos.

“Pedimos o cadastro na empresa. A foto é dele, mas os dados são de outra pessoa. Tínhamos um rosto, mas não sabíamos quem era”, disse o delegado Adílson Palacio, titular da especializada.

“Nosso núcleo de Inteligência fez um levantamento e conseguiu identificar quem era o dono daquele rosto. Ele, então, reconheceu que era ele mesmo”, detalhou o delegado. Palacio acrescentou que o suspeito tem uma filha de 15 anos.

Segundo a polícia, os pais da jovem pediram um Uber, e o suspeito aceitou. A jovem embarcou sozinha. O motorista fez parte do trajeto e encerrou a corrida no aplicativo, mas trancou o carro, impedindo que a jovem saísse. Na sequência, a arrastou para um matagal, onde a estuprou.

A investigação da DCAV continua. “De outubro para cá ele fez mais de mil corridas. Queremos saber se ele fez mais vítimas no período”, diz o delegado.

“Quantos motoristas de Uber estão nessa situação? Vamos intimar a direção da empresa para saber quais protocolos de segurança estão sendo adotados. E saber quem são essas pessoas. Não se sabe mais com quem está pegando carona”, afirmou Palacio.

O que diz a Uber

Em nota, a Uber diz lamentar “o crime terrível que foi cometido” e garante estar à disposição para colaborar com as investigações.

“A empresa repudia qualquer tipo de comportamento abusivo contra mulheres e acredita na importância de combater, coibir e denunciar casos de assédio e violência”, afirma.

“Como parte do processo de cadastramento para utilizar o aplicativo da Uber, todos os motoristas passam por uma checagem de antecedentes criminais realizada por empresa especializada que, a partir dos documentos fornecidos pelo próprio motorista e com consentimento deste, consulta informações de diversos bancos de dados oficiais e públicos de todo o país em busca de apontamentos criminais, na forma da lei”, emenda a Uber.

A plataforma não esclareceu, no entanto, o episódio da fraude no cadastro. Disse apenas que utiliza “uma ferramenta de verificação de identidade em tempo real”.

“De tempos em tempos, o aplicativo pede, aleatoriamente, para que os motoristas parceiros tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line, para ajudar a verificar se a pessoa que está usando o aplicativo corresponde àquela da conta que temos no arquivo”, detalhou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES