Policiais penais são afastados após surto de Covid-19 em presídio no Piauí

Policiais do Grupo Tático Prisional foram acionados pela Secretária de Justiça do Piauí, para reforçar a segurança da Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite após afastamento de agentes penitenciários devido a Covid-19.

GTP | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Policiais do Grupo Tático Prisional (GTP) foram acionados pela Secretária de Justiça do Piauí, para reforçar a segurança da Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite, localizada no município de Campo Maior, a 80 km de Teresina, após alguns policiais penais serem infectados pela Covid-19 e terem que se afastar as atividades, causando uma baixa considerável no efetivo da unidade prisional. 

Ao meionorte.com, o diretor da penitenciária, policial penal Hemorgem Melo Paz contou que nos últimos três dias a unidade prisional teve uma baixa significativa no efetivo, devido ao novo coronavírus, e para garantir a segurança do local solicitou o apoio da equipe especializada. Ele também garantiu que até o momento nenhum detento está infectado pelo vírus.

 Grupo Tático Prisional  na penitenciária de Campo Maior - Foto: Divulgação

"A Penitenciária José de Arimatéia Barbosa Leite nos últimos meses tem enfrentado a questão do coronavírus e para gente fazer esse combate e enfrentar tivemos que fazer suspensões de atividades rotineiras e até mesmo atividades de videoconferência foram suspensas. Neste exato momento estamos com zero casos relacionados a presos com Covid-19. O que acontece é que nos últimos três dias alguns policiais penais foram contaminados por esse vírus e tivemos uma defasagem específica em alguns plantões, tivemos uma baixa considerável no efetivo e para solucionar esse caso a gente conta com apoio de um grupo especializado composto exclusivamente por policiais penais, que entre suas atribuições está agir em momentos de crises. O grupo chama-se Grupo Tático Prisional - GTP, sempre que é solicitado esse grupo vai está na unidade prisional de Campo Maior e em qualquer outra unidade”, declarou o diretor.

O GTP é um grupo responsável por prestar auxílio e apoio nas unidades prisionais do estado em momentos de crise, principalmente na implementação de novos procedimentos e rotinas carcerárias. Este grupo composto exclusivamente por Policiais Penais têm larga experiência em missões dentro do Piauí e em outros estados do país. O GTP já foi convocado pela Força de Intervenção Penitenciária, que é vinculada ao Ministério da Justiça, para atuar nos presídios do Ceará e do Pará.

Agentes do GTP - Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o diretor da Penitenciária Regional de Campo Maior, desde o início da pandemia do novo coronavírus, a unidade prisional contou com mais de 100 casos de presos infectados pelo vírus, mas nenhum deles necessitou de acompanhamento médico ou chegou a morrer em decorrência da Covid-19 no local.

“E sobre a população carcerária, do ano passado, desde o início da pandemia até aqui, temos mais de 100 casos  de presos em sua rotatividade, ressaltando que nenhum desses presos foi necessário ir para o hospital ou que veio a falecer no âmbito da Penitenciária Regional de Campo Maior", disse Hemorgem Melo Paz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES