Policiais são capacitados para abordagem com público LGBT

A palestra foi realizada nesta sexta-feira no auditório da Acadepol

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com parte da programação da 11ª Semana do Orgulho de Ser, organizada pelo grupo Matizes foi realizada a palestra "Segurança pública sem discriminação como direito fundamental" para policiais recém-formados da Polícia Militar do Piauí.

O evento aconteceu no auditório da Academia de Polícia Civil do Piauí (ACADEPOL) e contou com a presença do secretário estadual de Segurança, Fábio Abreu. “Nós entendemos que através de conversas e de discussões como essa é que teremos uma visão totalmente diferente sobre os problemas que temos na segurança pública. Eles devem ser resolvidos através da conscientização”, declara.

Para Marinalva Santana, coordenadora do Matizes, é importante debater procedimentos na abordagem policial, a exemplo de como se dirigir à pessoa LGBT, a utilização do nome social, como realizar a busca pessoal de forma a respeitar a intimidade da pessoa abordada, evitando a exposição de pertences de foro íntimo, dentre outros.

 “A atuação policial deve estar relacionada com a proteção dos direitos humanos de pessoas em situação de vulnerabilidade. A qualificação dos agentes da segurança nos atendimentos dos casos a grupos vulneráveis, que são vítimas de sucessivos casos de violência, é muito importante. O público LBGT precisa dessa parceria com a polícia para o enfrentamento da homofobia e promoção dos direitos e da cidadania”, defende.

Para Maria Sueli, ministrante da palestra, é importante desetacar a importância da conscientização dos policiais militares sobre a igualdade na segurança pública. “Quem vai atuar em nome do Estado, mais próximo da população, são os policiais, então eles precisam estar mais incluídos nesse propósito de que a pessoa com a qual ele vai lidar é um cidadão de direito. É vital que eles desenvolvam essa concepção de valorização da população”, comenta.

 Os policiais que participaram da palestra farão doação de sangue na campanha de hoje, promovida pelo Grupo Matizes, e também  farão o policiamento na 14º Parada da Diversidade, no domingo (30), em Teresina.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES