Policiais tiram selfies e batem papo durante invasão à Esplanada

Os bolsonaristas ocuparam a parte superior e a área interna do Congresso e, em seguida, os manifestantes avançaram para a Praça dos Três Poderes

reprodução | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Policiais foram flagrados sorrindo e tirando selfies durante a invasão de golpistas à Esplanada dos Ministérios neste domingo (8). Em registros da GloboNews divulgados nas redes sociais, militares conversam com integrantes do grupo, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e registram a ação com o celular, enquanto se omitem de atuar na contenção do golpe.

Os policiais tentaram conter os golpistas apenas usando sprays de pimenta, mas foram subjugados e facilitaram a invasão dos golpistas. Os bolsonaristas ocuparam a parte superior e a área interna do Congresso e, em seguida, os manifestantes avançaram para a Praça dos Três Poderes, onde houve confronto, e se dirigiram ao Palácio do Planalto, onde entraram em uma parte do complexo e perduraram bandeira do Brasil em uma janela.

Policiais tiram selfies e batem papo durante invasão ao Congresso (Foto: Reprodução)

Lula (PT) não está em Brasília neste domingo. Pela manhã, o presidente anunciou que iria a Araraquara para acolher as vítimas das chuvas no interior de São Paulo. "Conversarei com o prefeito Edinho Silva sobre o trabalho da defesa civil e o apoio que precisarão para reconstruir parte da infraestrutura da cidade", escreveu no Twitter.

Governo não desmobilizou acampamento bolsonarista

O governo federal fracassou na tentativa de desmobilizar os acampamentos montados por apoiadores do ex-presidente Bolsonaro em frente ao quartel-general do Exército, em Brasília. Manifestantes se mobilizam em frente a prédios militares desde a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pedem um golpe contra o petista.

Na última quarta-feira (4), o ministro da Justiça, Flávio Dino, havia afirmado que "até sexta-feira", 6 de janeiro, as mobilizações bolsonaristas seriam resolvidas. "A condução que eu tenho com o [José] Múcio [ministro da Defesa] é de que estará resolvido até sexta", disse.

No entanto, o que se viu foi o oposto. Além de não ter conseguido expulsar os manifestantes, o governo teve que acionar a Força Nacional para reforçar a segurança da Esplanada dos Ministérios. O ministro afirmou que tomou a decisão "em face de ameaças veiculadas contra a democracia".

Os militantes bolsonaristas reforçaram na última semana a convocação para que Brasília fosse "invadida". A mobilização funcionou e diversos ônibus com manifestantes contra o PT desembarcaram na capital neste fim de semana.

*Com informações da Folhapress



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES