Polícias Civis do estados do Sul e de São Paulo miram grupos neonazistas

Operação foi realizada nos três estados da Região Sul e também em São Paulo.

Material com símbolos nazistas foram apreendidos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o apoio de órgãos de Segurança dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, a Polícia Civil de Santa Catarina realizou no dia 11 de junho deste ano uma operação para combater grupos ligados ao neonazismo. Ao todo, foram expedidos 15 mandados de busca e apreensão em diversas cidades dos estados da região Sul e uma cidade paulista.

Em Santa Catarina, as ordens judiciais foram cumpridas na capital Florianópolis, além das cidades de Blumenau, Joinville e Curitibanos. No Paraná, a operação foi realizada em Curitiba, Maringá e Marialva, e, no Estado do Rio Grande do Sul, foram envolvidas as cidades de Nova Petrópolis e Passo Fundo. Também foram realizadas buscas em Praia Grande (SP).

A operação resultou em importantes apreensões. Em Nova Petrópolis, no estado do Rio Grande do Sul, uma mulher foi presa por resistir à prisão e efetuar disparos de arma de fogo contra os policiais que foram até à sua residência. Durante a ação, foram apreendidas duas armas, munições e objetos com apologia ao nazismo.

Em Passo Fundo, os agentes realizaram buscas em uma estamparia, onde encontraram roupas estampadas com símbolos supremacistas e a suástica nazista. As investigações que culminaram nesta operação são um desdobramento da Operação "Gun Project", realizada em outubro do ano passado, na qual a Polícia Civil de Santa Catarina descobriu que uma célula neonazista catarinense produzia armas de fogo com o auxílio de uma impressora 3D.

De acordo com as autoridades, o grupo neonazista se reunia presencialmente para divulgar propaganda nazista e realizar rituais de culto às ideias propagadas por Adolf Hitler, autodenominando-se como "a nova SS [organização paramilitar nazista] de Santa Catarina".

A operação, conduzida pela Delegacia de Repressão ao Racismo e a Delitos de Intolerância e da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, contou com a participação de 67 policiais das corporações dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. A ação conjunta evidencia o compromisso das forças de segurança em combater e reprimir atividades criminosas ligadas ao neonazismo na região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES