Política de habitação ganha força no Piauí no ano de 2015

O Estado lançou o programa Habitar Servidor.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em 2015, a Agência de Desenvolvimento Habitacional do Piauí (ADH) promoveu grandes avanços na área da habitação no estado. Entre os destaques desta gestão, está a construção e entrega de 861 unidades habitacionais na capital e 1.000 no interior, totalizando 1.861 casas entregues no Piauí.

 A diretora-geral da ADH, Gilvana Gayoso, afirma que todas as metas da sua gestão para este ano foram cumpridas. Dentre elas, a conclusão dos empreendimentos habitacionais Jacinta Andrade, Nova Teresina e Paulo de Tarso, localizados na zona Norte de Teresina. Outra prioridade atingida foi a retomada das obras que estavam paradas em 55 municípios que foram beneficiados com o programa Minha Casa Minha Vida - Sub50.

Porém, a maior inovação na política de habitação do Estado foi o lançamento do programa  Habitar Servidor, o primeiro programa habitacional voltado para o servidor público estadual. O programa oferece uma linha de crédito para todos os funcionários públicos do Estado, incluindo os do legislativo e do judiciário. As inscrições para o “Habitar Servidor” foram por meio do site da ADH (www.adh.pi.gov.br) e  finalizadas no último dia 13 de dezembro.

Gilvana Gayoso explica que o programa Habitar Servidor já tem recurso garantido para ser executado em Teresina. “No primeiro momento,  o Governo vai trabalhar com um projeto-piloto na capital e posteriormente vai expandir aos demais municípios, dependendo da demanda indicada pelo número de inscrições”, declara a diretora. O Habitar Servidor foi idealizado pela Agência de Desenvolvimento Habitacional, em parceria com a Secretaria da Administração e Previdência (SeadPrev), Emgerpi e Caixa Econômica Federal.

Outras mudanças realizadas pela ADH esse ano foram em relação ao Programa Nacional de Habitação Rural, o PNHR, que se encontrava parado. Em 2015, foi iniciada a construção de 100 moradias nos municípios de Geminiano e Aroazes. “Felizmente, o  Minha Casa Minha Vida atende também esse público, é o maior programa de inclusão social que temos conhecimento”, opina a diretora-geral da ADH.

 “Meu sentimento é de satisfação, pois conseguimos atingir todas as metas propostas. Entregar o Residencial Jacinta Andrade ainda este ano, era uma questão de honra. Muitas famílias não tinham mais esperanças de receber suas casas. E no interior, com a retomada das obras paradas, o setor da construção civil também foi beneficiado, pois passou a gerar empregos novamente.”, analisa a diretora.

Futuro

Na visão de Gilvana Gayoso, a expectativa para 2016, apesar da atual situação econômica do Brasil, é de muito trabalho com a execução dos Programas Habitar Servidor e Minha Casa Minha Vida 3, que chega à sua terceira etapa no próximo ano com a perspectiva de 500 mil contratações no país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES