“Politrauma é epidemia no Piauí”, diz secretário de Saúde, Ernani Maia em BSB

De acordo com o secretário de Saúde, Ernani Maia, tem crescido bastante o número de atendimentos ortopédicos a vítimas de traumas

Maia diz que é necessária uma nova postura no direcionamento de investimentos | Dowglas Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro debate promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), realizado em Brasília-DF durante todo o dia de ontem (24), o secretário estadual de Saúde do Piauí, Ernani Maia, expôs uma realidade que preocupa: o aumento dos atendimentos originados em traumas ortopédicos, sobretudo a vítimas de acidentes, no interior do estado.

O secretário apontou que, atualmente, uma verdadeira ?epidemia? de politraumas se abate sobre o Piauí, exigindo novas posturas no direcionamento de investimentos e estratégias.

?O número de atendimentos ortopédicos a vítimas de traumas, sobretudo oriundos de acidentes de trânsito, é o dobro do número de partos nos hospitais regionais no interior. Isso é muito preocupante?, disse o secretário.

Maia alertou sobre a necessidade de contar com mais médicos ortopedistas no interior, e lamentou o fato de que a Lei de Responsabilidade Fiscal ainda impeça o estado de fazer novas contratações para essas e outras especialidades. O secretário contextualizou essa realidade com o tema do debate do CONASS: ?Saúde - para onde vai a nova classe média brasileira?.

?Ela vai para o consumo. A população tem um novo perfil. Vimos no debate que boa parte dessa nova classe média está se dirigindo para os planos de saúde, mas muitos continuam usando o SUS mesmo tendo plano (o secretário referiu-se a um dado apresentado no evento por Renato Meireles ? sócio-presidente do Instituto de Pesquisa Data Popular, que mostrou que quase 30 milhões de brasileiros da classe C usaram o SUS ao menos uma vez depois de adquirir um plano).

Ou seja, as pessoas exigem cada vez mais dos serviços públicos de saúde, e um dos pontos de maior reclamação diz respeito à demora e às filas no atendimento no serviço público?.

Maia apontou que, para combater esse problema, o Piauí está desenvolvendo uma iniciativa que busca ampliar o atendimento a casos de média complexidade no interior, ajudando a reduzir as transferências para a capital, Teresina. ?Trata-se da Força Estadual do SUS, que será criada mediante Lei Estadual e que deve ser formalizada nos próximos 20 dias.

O objetivo é destinar médicos do estado para atendimentos em hospitais do interior, contemplando, além da ortopedia, a cirurgia geral, a urologia, a ginecologia e a cirurgia pediátrica?.

A informação é de que os profissionais da Sesapi que permanecerem na Força Estadual do SUS pelo período mínimo de um ano ascenderão mais rápido na carreira.

NOVO PERFIL ? O primeiro CONASS Debate abordou o impacto que a nova conformação da classe C brasileira exerce sobre os serviços de saúde.

O presidente do Conselho dos Secretários de Saúde, Wilson Duarte Alecrim, afirmou que o Sistema Único de Saúde precisa ser visto sob um novo prisma no contexto dessa classe média que originou-se na estabilização da economia brasileira, iniciada na década de 90.

?O SUS não é um problema sem solução, e sim a solução para vários problemas. É um sistema que foi construído a duras penas, e que hoje possibilita que tenhamos os dispositivos constitucionais necessários para dar atendimento digno à população?, disse Alecrim.

O ex-ministro da Saúde e atual diretor executivo do Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, José Gomes Temporão, também participou do debate, e aproveitou para abordar aspectos da atual impressão que o SUS gera nos brasileiros.

?Disseminou-se um conceito de que o SUS é um sistema pobre, e que gasta mal seus recursos. As pessoas acostumaram-se a fazer uma avaliação de que o fato de ?se livrar? do SUS e contratar um plano de saúde representa uma maior tranquilidade para a pessoa e para a sua família.

Ao fazer isso, o usuário tem a sensação de estar deixando de ser um cidadão perante o governo para passar a ser um consumidor diante de uma empresa?, disse o ex-ministro.

Além do já citado Renato Meirelles, o CONASS Debate contou com explanações de Ricardo Paes de Barros (subsecretário de Ações Estratégicas da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República), José Cechin (diretor-executivo da Federação Nacional de Saúde Suplementar ? FenaSaúde) e de Lígia Bahia (professora do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES