Poluição contribui para para que aguapés voltem a cobrir o rio Poti em Teresina

Mais uma vez a poluição do rio contribui para a proliferação das plantas

SUFOCADO | Leito do rio Poti está novamente sob plantas que crescem com poluição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a diminuição das chuvas em Teresina, os aguapés do rio Poti, que haviam diminuído, voltaram a aumentar novamente. Com isso, alguns trechos do rio voltaram a ficar quase que totalmente cobertos pelas plantas aquáticas.

Outras espécies também se somam aos aguapés, preocupando as autoridades em meio ambiente.

O capim maneco, a canarana e o calumbi, segundo o ambientalista Renato da Silva, também são responsáveis por cobrir as águas do rio Poti. ?Agora a situação voltou a se agravar devido ao inverno que acabou indo embora mais cedo. A vazão de água diminuiu muito e contribui, junto com a poluição, para que isso aconteça?, disse.

Muito já se falou sobre a retirada dessas plantas do rio, mas nenhuma técnica, segundo o ambientalista, será eficaz, caso a poluição persista no rio.

?Não adianta mandar o ser humano tirar os aguapés. Primeiro, se alguém chegar perto deles, corre um grande risco de ficar doente, devido à poluição e os inúmeros fungos que existem neles.

Segundo, por mais que se retirem os aguapés, eles sempre voltarão, pois o local vai continuar poluído. A saída é despoluir o rio?, alertou.

Para ele, o certo é que se pense um projeto que seja capaz de pegar o esgoto, antes de cair no rio, tratando-o em uma estação de tratamento e só depois o deixe chegar ao Poti. Para isso, segundo o ambientalista, é necessário que todos os poderes estejam envolvidos nessa luta, inclusive a sociedade.

?Nós precisamos agir logo porque já tem muito tempo que o rio pede socorro. Além de demonstrar a poluição das águas, os aguapés também acabarão matando os peixes por impedir a chegada do oxigênio?, afirmou.

Recentemente o assessor jurídico da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Paulo Roberto Formiga, disse ao jornal Meio Norte que a secretaria vai iniciar os trabalhos de despoluição do rio, aumentando a fiscalização junto às residências que não são atendidas por esgoto sanitário, para que seus resíduos não sejam descartados de qualquer forma e acabem chegando ao rio. Além disso, uma campanha deverá ser iniciada para a conscientização da população.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES