Ponte Estaiada ficará verde em memória às vítimas de acidentes de trabalho

“Iluminá-la com a cor da campanha é uma maneira simbólica de dizer que a cidade abraça a causa”, diz a procuradora do trabalho

Ponte Estaiada ficará verde em memória às vítimas de acidentes de trabalho | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradora do Trabalho Maria Elena Rêgo, que é também Coordenadora Regional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT-PI, explica que a iluminação da ponte é uma maneira de chamar atenção para o tema. “A Ponte Estaiada é um dos principais cartões-postais de Teresina. Iluminá-la com a cor da campanha é uma maneira simbólica de dizer que a cidade abraça a causa e chama atenção para os cuidados que temos que tomar para evitar os acidentes de trabalho e também da importância de se cuidar da saúde no âmbito do trabalho”, pontua.

Ponte Estaiada ficará verde em memória às vítimas de acidentes de trabalho - Foto: Ascom

Todos os anos, no mês de abril, o Ministério Público do Trabalho realiza atividades alusivas ao “Abril Verde”, uma iniciativa que tem o intuito de trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. O objetivo é mobilizar a todos para reduzir os índices de acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho é lembrado no calendário em 28 de abril, juntamente com o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data vem desde o ano de 2003. “Chamar atenção ao tema é fundamental, sobretudo quando se leva em consideração que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho. O que precisamos mostrar é que o acidente não é obra do acaso. Ele é obra do descaso”, frisa a procuradora.

Em 2021, o Piauí registrou, segundo os dados do Radar Sit, 1.881 acidentes de trabalho notificados. O número aumentou em relação a 2020, que registrou 1.740 casos. Índices ainda altos, sobretudo quando se leva em consideração que são índices que poderiam ser evitados. Além disso, há uma estimativa de subnotificação. Muitos dos casos, resultam em afastamento dos trabalhadores dos postos de trabalho, aposentadorias ou mesmo mortes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES