Ponte Estaiada recebe iluminação amarela em campanha pela redução de acidentes

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Detran-PI, a programação foi pensada para atingir todos os públicos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante todo o mês de maio a Ponte Estaiada João Isidoro França, em Teresina, ficará iluminada de amarelo, cor símbolo do Movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida, em favor da redução de acidentes de trânsito. A solicitação para a iluminação diferenciada partiu do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) com o intuito de sensibilizar e conscientizar sobre o papel de todos na promoção de um trânsito mais seguro e humano.

Como parte da campanha, serão realizadas blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas públicas, passeio ciclístico, dentre outras atividades. De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do Detran-PI, a programação foi pensada para atingir todos os públicos.

“Até o dia 30 de maio, os educadores da Escola de Trânsito levarão mensagens sobre atitudes corretas para um trânsito seguro. Também durante todo o mês de maio, os usuários que forem em busca de atendimento na sede do Detran ou nos postos do órgão receberão material informativo sobre o Movimento Maio Amarelo.  Será um mês dedicado às ações de conscientização sobre as boas práticas no trânsito”, destaca a diretora.

Para Jeovanna, o movimento Maio Amarelo é tão essencial como o Outubro Rosa e Novembro Azul, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e câncer de próstata. "Queremos estimular as pessoas a refletir sobre os acidentes de trânsito: como eles acontecem e que podem sim ser evitados, seja motoristas, motociclistas ou pedestres", explica.

Maio Amarelo – Atenção Pela Vida

A cor amarela foi escolhida por simbolizar atenção, em referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido por ter uma ligação com a história de segurança no trânsito, uma vez que foi em maio de 2011 que a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A meta é reduzir 50% dos acidentes de trânsito em todo o mundo. Também em maio acontece a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, conhecida como Campanha Zenani Mandela, em memória à neta de Nelson Mandela.

A marca do movimento é um laço na cor amarela, escolhido como símbolo da ação para despertar a necessidade de tratar o tema como verdadeira epidemia e, consequentemente, incentivar motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES