Pontos de Cultura se reúnem no feriado prolongado

Pontos de Cultura se reúnem no feriado prolongado

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De sexta-feira (19) at? domingo (21) os representantes dos 33 Pontos de Cultura do Piau? se reuniram em Parna?ba no 3o Encontro dos Pontos de Cultura do Estado, onde discutiram educa??o, cultura, experi?ncias e a auto-sustentabilidade do projeto.

Durante os 3 dias do encontro, todos os 70 participantes puderam apresentar resultados dos trabalhos de seus Pontos, assistir palestras e participar de oficinas ministradas por t?cnicos da Secretaria Estadual e Assist?ncia Social e Cidadania (Sasc) e Funda??o Cultural do Piau? (Funac), ?rg?os gestores do projeto, al?m de t?cnicos do Minist?rio da Cultura (MinC), respons?vel pelo financiamento inicial dos Pontos.

"Aqui em Parna?ba fomos al?m deste investimento inicial e, atrav?s das parcerias, conseguimos tamb?m realizar cursos de cinema, teatro, dan?a, m?sica, artesanato folcl?rico e edifica??o patrimonial. Como resultado, temos o filme Caranguejando, produzido por n?s, assim como muitos eventos culturais?, falou Humberto Alencar, do Ponto de Cultura de Parana?ba.

No dia 18, o Governador Wellington Dias realizou a entrega de um kit multim?dia com computadores, monitores, gravador de CD e DVD, microfone, mesa de som, al?m de uma c?mera de v?deo, aplicativos de edi??o de m?sica, de edi??o audiovisual e mixagem, que ser?o utilizados na montagem de uma r?dio-escola.

O objetivo do Encontro ? que os Pontos de Cultura do Piau? se articulem na constru??o de uma Rede auto sustent?vel. ?O Minist?rio espera uma articula??o entre os Pontos e principalmente com os ?rg?os de cultura dos munic?pios, com organiza?es pol?ticas e com a sociedade em geral. Articula??o de a?es para que o governo municipal tenha a cultura como prioridade?, explicou Fred Maia, representante da Secretaria de Articula??o Nacional do MinC no encontro.

Aldo Rocha, gerente do MinC lembrou que o Piau? foi o primeiro estado a entrar como parceiro no financiamento dos Pontos de Cultura, o que possibilitou a implanta??o de um n?mero maior de Pontos. "Essa ? uma nova experi?ncia que estamos trabalhando e obtendo sucesso. Queremos atrav?s da cultura alcan?ar a auto-sustentabilidade?, concluiu.

Gilvana Gayoso, Secret?ria da Sasc, destacou a import?ncia da apresenta??o de experi?ncia e discuss?o das dificuldades e problemas na realiza??o dos trabalhos. ?Assim como na semana passada que as assistentes sociais e gestores da ?rea se reuniram na VII Confer?ncia Estadual da Assist?ncia para discutir as melhores formas de executar o Sistema ?nico da Assist?ncia Social, o SUAS, voc?s juntos poder?o encontrar as melhores formas de desenvolver os Pontos de Cultura do Piau?, afirmou.

?Tem sido a t?nica do Governo Federal e Estadual o investimento em parcerias, e esse tipo de a??o ? prova de que essa pol?tica est? dando certo?, finalizou S?nia Terra, presidente da Fundac.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES