População de Elesbão Velosos assiste documentário

Também são personagens do filme os familiares que precisam convivem com a distância

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (28) foi realizada a primeira exibi??o do document?rio Migrantes no munic?pio de Elesb?o Veloso, que fez parte das pesquisas para execu??o do document?rio sobre o trabalho de nordestinos nas lavouras de cana-de-a?car em S?o Paulo.

Realizado pela parceria entre as Universidades Federais do Rio de Janeiro, S?o Carlos (SP), Piau? e Maranh?o com recursos do Minist?rio da Educa??o. O document?rio segue a trajet?ria dos migrantes desde suas cidades de origem como Barras, Francin?polis e Elesb?o Veloso no Piau? e Cod? no Maranh?o, passando pelas dificuldades no corte da cana at? a volta para casa.

Tamb?m s?o personagens do filme os familiares que precisam convivem com a dist?ncia, j? que as cidades do interior nordestino n?o oferecem outras oportunidades de gera??o de renda. ?A gente sabe que ? sofrido, mas eles s? acreditam quando v?o?, falou Maria de F?tima Sousa, que teve seu depoimento inclu?do no document?rio.

Os presentes ao evento se emocionaram ao se reconhecerem e reconhecerem sua realidade no v?deo, que segundo eles confirma as dificuldades que j? imaginavam ocorrer no corte de cana, mas que apesar das dificuldades muitos dos jovens que aparecem em Migrantes, est?o novamente em S?o Paulo trabalhando nas usinas.

Beto Novaes, um dos diretores do document?rio, explica que a c?pia do filme est? liberada, visando uma maior divulga??o entre os trabalhadores rurais, para que atrav?s da informa??o seja iniciada uma mobiliza??o pela melhoria das condi?es de trabalho na safra da cana. ?N?o queremos acabar com a migra??o, queremos apenas que ela n?o seja feita por falta de op??o e sob essas condi?es?, explicou.

Ainda segundo Novaes, est? sendo estudada uma parceria com a Secretaria Estadual de Educa??o (Seduc) para que c?pias sejam exibidas em escolas p?blicas como forma de discutir a utiliza??o da imagem como ferramenta educacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES