População de jovens de 15 a 21 anos começará a cair a partir de 2021

O contingente jovem pode chegar ao fim do século reduzido quase à metade, diminuindo as possibilidades da prosperidade da nação

População de jovens começará a cair a partir de 2021 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil verá a população de jovens de 15 a 29 cair, a partir de 2021, em níveis sem precedentes na história do país, após se manter por quase duas décadas com pouco mais de 50 milhões de pessoas nessa faixa etária. O contingente jovem pode chegar ao fim do século reduzido quase à metade, diminuindo as possibilidades da prosperidade da nação, de acordo com a pesquisa Juventudes que Contam: Percepções e Políticas Públicas, da FGV Social. Os impactos serão crescentes na economia, principalmente no mercado de trabalho e na Previdência Social, de acordo com o economista Marcelo Néri, diretor da entidade. 

“O Brasil terá que enfrentar a questão fiscal, sem esquecer das desigualdades. A queda na população jovem é uma tendência que já vinha acontecendo, mas se agravou com a pandemia. Com isso, teremos, pela primeira vez, falta de mão de obra. Se o país voltar a crescer, terá de investir em treinamento e produtividade, incentivar os mais velhos a voltar ao mercado e achar o caminho entre a sustentabilidade econômica e a social”, disse Neri.

Sem jovens, os mais velhos também sofrerão, já que a Previdência Social é solidária — as contribuições dos que trabalham bancam a renda de quem já “vestiu o pijama”, alerta o economista. Pelos dados da pesquisa, hoje, o país tem 49,95 milhões de jovens entre 15 e 29 anos. Em 2060, terá 34,43 milhões e, em 2100, 26,62 milhões.

No entanto, o Brasil não desce a onda jovem sozinho. Até 2060, o percentual de jovens vai diminuir em 95% dos 201 países com projeções populacionais. Atualmente, o Japão tem o menor percentual de jovens do mundo (14,7%), seguido por Itália (15%), Espanha (15,3%), Grécia (15,9%) e Portugal (15,9%). 

FGV aponta redução significativa da população jovem no Brasil 

Prioridades

A pesquisa investigou também quais são os sentimentos da juventude brasileira, o que não é tarefa simples, segundo Marcelo Neri. “Indicadores positivos (como felicidade e alegria) e negativos (preocupação e raiva) pioraram muito na grande recessão e em 2020, na pandemia. Indicadores negativos pioraram também em 2019, esta é a diferença a ser ressaltada”, disse.

A onda de otimismo dos jovens pode levar à frustração com o futuro, alerta. A pesquisa aponta que a média de “felicidade futura” do brasileiro de 15 a 29 anos é de 9,3, índice superior ao de qualquer outro país pesquisado.

A mais alta prioridade dos jovens brasileiros (85,2%) é educação de qualidade. Serviços de saúde vêm em segundo lugar (82,7%). Na população adulta não jovem, isto é, aqueles com 30 anos ou mais, as prioridades são as mesmas, mas em ordem invertida: saúde (86,6%) e educação (80,5%). A alimentação de qualidade (70,1%) é a terceira menção mais frequente.

“Incidentalmente estes três elementos representam no campo das políticas públicas os três componentes do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU”, ressalta Neri. Governo honesto e atuante aparece como a quarta prioridade dos jovens no Brasil, com 63,5%.

Samuel Amorim, 22 anos, estudante, manifesta insatisfação com a falta de vacina para todos durante a pandemia. “Os rumos da saúde são bem incertos. Na educação e na segurança não é diferente. Isso gera pouca esperança para um futuro”, assinalou. “No momento, trabalho com marketing digital, para mim mesmo. Sobre meu futuro, eu já quis ter filhos, porém não é algo que eu quero hoje em dia, e nem penso muito sobre o assunto”, contou.

 O produtor audiovisual, Mateus Fraga, 25, tem pouca esperança em relação ao futuro. “ Há muitas gerações, não vemos perspectivas boas para um futuro com saúde, segurança e educação. Falta foco na educação, em políticas públicas que olhem adequadamente o problema. Por exemplo, a maneira que o Brasil pretende, hoje, tratar a segurança, apenas com militarização, não é benéfica”, afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES