População de rua recebe atendimento odontológico

Vinte e dois moradores em situação de rua já realizaram um pré-atendimento com os exames iniciais

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 100 mil pessoas moram nas ruas no Brasil, e para esses moradores tomar um banho e ter um sorriso traz dignidade. Em Teresina, o Consultório na Rua, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI), devolveu sorrisos saudáveis para cerca de 22 pessoas em situação de rua na capital. Eles receberam atendimento odontológico, Kits de higiene e um lanche na tarde desta segunda-feira (01) em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no centro de Teresina.

Os voluntários que são os professores e alunos do curso de odontologia da UFPI se disponibilizaram a prestar o serviço totalmente gratuito. Vinte e dois moradores em situação de rua já realizaram um pré-atendimento com os exames iniciais e que, agora, culminaram com o tratamento dentário deles.

"Os moradores receberam todo atendimento odontológico porque é uma população vulnerável. Encontramos muitos que brigaram com a família, muitos com problemas mentais e a equipe do Consultório de Rua e os acadêmicos da UFPI têm feito um belíssimo trabalho com esses pacientes, além do tratamento bucal, a UBS irá realizar testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HIV", relatou a coordenadora da UBS DR- José Ribeiro de Carvalho, Naiana Dias.

Coordenadora da UBS, Naiana Dias | Crédito: José Alves Filho

Naiana Dias conta que muitos moradores de rua são privados de direitos básicos já que,  pela condição,  eles acabam não se alimentando direito. Além disso, muitos recorrem a um banheiro público para tomar banho."Teremos um lanche no começo para alimentar eles", reforçou. Para grande parte dos moradores de Rua, a maior dificuldade está em conseguir produtos de higiene pessoal. E para ajudar estas pessoas, a UBS e a FMS entregaram kits montados pelos voluntários envolvidos na ação.  A  coordenadora da UBS enfatiza que os kits são montados com um pouco de tudo que são recolhidos. Tem escova, creme dental, sabonete.Os voluntários recebem as doações destes produtos e encaminham para a UBS que já fazem esse trabalho junto a pessoas em situação de rua.

Quem leva o atendimento de saúde às ruas são verdadeiros "anjos", o Consultório na Rua é uma estratégia de saúde da família do Sistema único de Saúde que possui uma equipe multiprofissional com assistentes sociais, psicólogas, enfermeiros, redutora de danos e técnicos de enfermagem. A equipe possui um micro-ônibus com uma estrutura adequada para levar os atendimentos na rua e fazer a buscativa desses pacientes até a UBS do bairro. A UBS Cidade Verde possui seis equipes que prestam atendimento turno da manhã da tarde. Ao todo são atendidos seis bairros: Pirajá, Matinha, Centro (Norte e Sul), Vila Operária e Mafuá. Entre os serviços destinados à população estão consultas médicas,  de enfermagem, sala de vacinas, farmácia e possui três consultórios odontológicos.

Ideias como essa dão tão certo e proporcionam momentos especiais que hoje dois moradores de rua conseguiram um trabalho."Dois desses moradores acabaram que conseguindo uma casa para morar e um trabalho e aí para se apresentar melhor no emprego incluímos eles já nessa semana", comemorou a coordenadora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES