População deve ficar alerta ao horário de coleta do lixo

olocar o lixo para ser retirado no momento certo é essencial para colaborar com a limpeza pública da cidade.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Teresina são coletadas mensalmente 16 toneladas de lixo domiciliar. Em três anos aumentou em três toneladas o lixo recolhido, mas mesmo com o acréscimo significativo, a coleta de lixo em Teresina é realizada de forma planejada, com turnos e horários definidos para cada região da capital. Dessa forma, a população deve se programar para colocar o lixo na porta de casa apenas no dia e turno exato da coleta em sua rua.

Além da coleta domiciliar, Teresina conta com a coleta nos pontos de transbordo, que são espaços para depósito de material inerte, como determina o Código de Postura do Município.

Com o crescimento da cidade, houve um aumento do número das rotas. Em alguns bairros, mesmo com a coleta do lixo, há o acúmulo de resíduos em função da população expor o lixo para fora de suas residências em dias inadequados. Depositar o lixo em horários avulsos, fora deste agendamento de rotina, contribui para a exposição dos resíduos à ação do tempo e, principalmente, não colabora com a manutenção da cidade limpa. O lixo indevidamente administrado provoca também mau cheiro e favorece a proliferação de animais e insetos transmissores de doenças.

?O lixo deve ser colocado apenas nos dias de coleta, pois contribui para que a cidade mantenha-se limpa, pois o lixo não fica sujeito a ação de intempéries, de vândalos ou de insetos e animais (cães, roedores e urubus) que servem de vetores para proliferação de doenças. Além de que contribuem para entupimento de bueiros e galerias, bem como povocam de danos ao bem-estar da população com mau cheiro e o aspecto visual desagradável da área com o lixo?, explicou o gerente local da Sustentare Engenharia Ambiental, Fernando Gois.

A Prefeitura de Teresina tem intensificado o trabalho de limpeza nas áreas de transbordo, mas, diariamente, são vistos carroceiros e populares descartando todo tipo de material.

?Equipes de limpeza precisam ser deslocadas para atuar nas áreas de transbordo efetuando o recolhimento de lixo que não é apenas o inerte. Além do recolhimento já programado, somos obrigados a ampliar a frequência das coletas devido ao lixo domiciliar que, se acumulado, pode ocasionar doenças e fedentina?, conta Fernando Góis.

O gerente informa ainda que, dependendo do local, a equipe de limpeza precisa recolher o lixo diariamente, o que ocasiona a demora dos serviços de capina e varrição em outros locais da mesma região.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES