População deve se preparar, alerta a ONU sobre o fenômeno El Niño

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que há uma probabilidade de 60% de o fenômeno El Niño se formar

População deve se preparar, alerta a ONU sobre o fenômeno El Niño | Organização Meteorológica Mundial (OMM)
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quarta-feira, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta sobre a alta probabilidade do fenômeno El Niño ocorrer este ano, o que poderia resultar em novos recordes de temperatura em escala global. Segundo Petteri Taalas, secretário-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), o mundo precisa se preparar para as possíveis consequências, como ondas de calor e outros efeitos que podem impactar o planeta em 2024. 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) estima que há uma probabilidade de 60% de o fenômeno El Niño se formar até o final de julho e uma probabilidade de 80% até setembro. O El Niño é conhecido por estar relacionado a períodos mais secos em algumas regiões e chuvas mais intensas em outras áreas. 

De acordo com relatórios da organização, o ano de 2016 foi considerado o mais quente já registrado, e isso se deveu, em grande parte, à presença de um El Niño muito intenso na época. A OMM aponta que o fenômeno está associado ao aquecimento global causado pela emissão de gases de efeito estufa por ações humanas. Normalmente, o efeito do El Niño nas temperaturas globais é observado no ano seguinte ao seu desenvolvimento, o que sugere que seus efeitos serão mais evidentes em 2024. 

O El Niño é uma ocorrência climática associada ao aquecimento das temperaturas do Oceano Pacífico. Esse fenômeno é conhecido por provocar secas graves na Austrália, Indonésia e em partes do sul da Ásia, enquanto aumenta a intensidade das chuvas na América do Sul, Estados Unidos, África e Ásia Central. O El Niño ocorre, em média, a cada dois a sete anos e pode durar de nove a 12 meses. 

Até o momento, de acordo com estudos da organização, ainda não há indicação da força ou duração do fenômeno.

(Com informações do O Globo) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES