População poderá acionar PM de forma mais rápida com aplicativo

Com o PMPI Cidadão é possível registrar emergência, acionar botão de pânico e acessar outros serviços da Polícia Militar.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (17), do lançamento do aplicativo PMPI Cidadão, no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG). O App foi desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí (PM-PI) com o objetivo de aproximar a Segurança Pública da população.

Uma das vantagens do aplicativo PMPI Cidadão é a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Com ele é possível registrar emergência, acionar botão de pânico de violência doméstica e acessar inúmeros outros serviços prestados pela Polícia Militar.

O aplicativo ainda permitirá o desafogamento das linhas do 190, o canal mais conhecido pela população. “Temos trabalhado muito com a tecnologia e esse é mais um aplicativo que vem para somar aos canais de comunicação que já existem. Ele tem várias funcionalidades importantes, principalmente o fato de gerar uma ocorrência que será georrefernciada, portanto, o policial que estiver mais próximo será imediatamente acionado para atender tal ocorrência. Esperamos a adesão da população, uma vez que todo cidadão está propenso a passar por alguma situação de risco”, disse o secretário da Segurança, Fábio Abreu.

O PMPI Cidadão chega para complementar a plataforma digital de atendimento às ocorrências, que tem como referência tudo de mais moderno que existe no cenário digital. “Esse aplicativo trará maior eficiência no atendimento de emergência; segurança no registro, evitando trotes e armadilhas; precisão de localização; comunicação via chat com o Copom e outras possibilidades pela criação de uma rede colaborativa. Atrás apenas de Santa Catarina, o Piauí é o estado que mais avança em tecnologia de segurança pública”, pontuou o comandante PM-PI, Lindomar Castilho.

Segundo o governador, a tecnologia vem sendo uma forte aliada no fortalecimento da segurança pública do estado. “Temos utilizado e criado muitas ferramentas tecnológicas, tais como o aplicativo Salve Maria, que permite que mulheres vítimas de agressão ajam rapidamente acionando a polícia, além da modernização do registro de boletins de ocorrência, podendo o policial fazê-los de onde estiver. Hoje damos mais um passo para facilitar a vida da população que precisa dos serviços da PM. Seguimos em um caminho de redução de homicídios e essas iniciativas são muito importantes para que possamos avançar”, destacou Wellington.

App

Para utilizar os serviços é necessário ter um dispositivo móvel com sistemas operacionais Android ou IOS, com tecnologia de dados móveis/Wi-Fi e GPS. Quem baixar o App não precisará falar com um atendente, apenas registrar ou enviar os dados para a Polícia Militar, o que permite que pessoas com deficiência auditiva e palatal possam utilizar perfeitamente o o PMPI Cidadão.

É preciso também realizar um cadastro prévio e aceitar a política de privacidade e segurança da informação. Os dados enviados no aplicativo serão usados apenas pela Polícia Militar. Todos os dados enviados são sigilosos e as ocorrências serão atendidas de acordo com a gravidade. Ao final do atendimento, o cidadão ainda pode fazer uma avaliação dos serviços prestados pelos policiais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES