Por 3 a 2, STF manda soltar ex-presidente do BB Aldemir Bendine

A maioria considerou que o tempo de prisão provisória foi alongado e que está sendo usada como antecipação de pena

| Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por três votos a dois, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) mandou soltar nesta terça-feira (9) o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine, preso  desde julho de 2017.

A maioria considerou que o tempo de prisão provisória foi alongado e que está sendo usada como antecipação de pena. Os ministros que votaram pela soltura destacaram que, até o momento, ele foi condenado apenas em primeira instância e não teve condenação confirmada em segunda instância.

A turma impôs medidas cautelares: ele deverá entregar passaporte, não poderá deixar o país nem se comunicar com outros investigados.

Bendine foi condenado em março de 2018 em primeira instância pelo ex-juiz Sérgio Moro a 11 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Bendine foi acusado de receber em 2015 R$ 3 milhões em propina da Odebrecht para facilitar contratos entre a empreiteira e a estatal.

Segundo o Ministério Público, quando comandava o Banco do Brasil, Bendine pediu R$ 17 milhões à Odebrecht para beneficiar a empresa, mas não recebeu o valor.

O advogado Alberto Toron, que defende Bendine, afirmou na tribuna da Segunda Turma que o cliente não se associou à Odebrecht para cometer crimes.

Disse ainda que não há motivo para a prisão. Segundo ele, Bendine foi absolvido de obstrução de justiça e organização criminosa, acusações que, em tese, poderiam justificar a manutenção da prisão.

Conforme o advogado, não há nenhuma comprovação de que ele possa cometer crimes porque não ocupa atualmente cargo público e está com bens bloqueados.

Debates na turma

O relator da Lava Jato no Supremo, Luiz Edson Fachin, votou pela manutenção da prisão por considerar que, ao condenar Bendine em primeira instância, a Justiça entendeu que havia riscos ao processo se estivesse livre. Cármen Lúcia acompanhou Fachin.

O ministro Gilmar Mendes deu o primeiro voto pela libertação do ex-presidente do BB e da Petrobras. Ele disse que não havia motivo suficiente para manter a prisão. Manifestou preocupação com a possibilidade de o Ministério Público apresentar "mentiras" para manter decisões da Lava Jato.

"O MP tem que ter muito cuidado para não lastrear mentiras e não trazer à Corte mentiras. Respeitem a inteligência alheia", disse. "Opiniões podem ter todas, mas respeitem os fatos", disse, se dirigindo à subprocuradora-geral da República Cláudia Sampaio, que representou o MP na sessão, mas não se manifestou.

Conforme Gilmar Mendes, a Justiça presumiu risco de fuga, mas não apontou elementos concretos.

Celso de Mello também destacou o tempo elevado da prisão. "Quando o prazo de prisão ultrapassa o razoável, o Estado poderá impor medidas menos lesivas", frisou. Lewandowski desempatou o julgamento e deu o terceiro voto pela soltura.

Fábio Motta/Estadão Conteúdo/Arquivo 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES