Por que álcool 70%, liberado na pandemia, será banido das farmácias e mercados?

Comércio do álcool 70% líquido nos locais é proibido desde 2002 no Brasil, mas foi autorizado durante a crise sanitária da Covid-19

Por que álcool 70%, liberado na pandemia, será banido das farmácias e mercados? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seguindo uma determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a comercialização do álcool líquido 70% será interrompida no Brasil a partir de 30 de abril. Conforme a agência, essa medida foi tomada após o produto ter sido proibido há 22 anos devido ao elevado número de acidentes causados pela sua alta inflamabilidade. 

ANVISA PROÍBE VENDA DE ÁLCOOL 70%: A autorização prévia para a venda do produto foi concedida durante a pandemia de Covid-19; contudo, o prazo dessa liberação expirou em dezembro do ano passado. Os estabelecimentos que ainda mantêm o produto em estoque têm a obrigação de esgotá-lo até a data estabelecida para o início da proibição da comercialização e aquisição da versão líquida do álcool 70%. Após o término desse prazo, apenas o álcool líquido 46% estará disponível no mercado. Por outro lado, o álcool em gel 70% está autorizado e continuará sendo comercializado. 

POR QUE A ANVISA PROIBIU A VENDA DE ÁLCOOL 70%? Conforme a agência, o produto é altamente inflamável e foi proibido em 2002 devido ao elevado número de acidentes registrados. O médico Álvaro Pulchinelli, diretor técnico em toxicologia forense e médico toxicologista do Grupo Fleury, esclarece que o álcool 70% na forma líquida é altamente inflamável, apresentando um risco significativo, especialmente para crianças. A medida de proibição tem como objetivo reduzir esse risco. 

PARA QUE SERVE O ÁLCOOL 70%? Quanto à eficácia de limpeza, Edson Abdala, coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nove de Julho, afirma que o álcool a 70% é altamente eficiente na eliminação da maioria dos microrganismos, incluindo vírus e bactérias, independentemente de sua forma de apresentação. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES