Por que casais se separam após a chegada do primeiro filho?

A chegadado primeiro bebê pode gerar muita crise entre um casal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A chegada do primeiro bebê muda o relacionamento e pode gerar uma crise fatal para o casamento

Na quarta-feira (6), a repórter da TV Globo Fernanda Gentil confirmou o fim do seu casamento com o empresário Matheus Braga. O relacionamento dos dois durou mais de 15 anos e chegou ao fim apenas sete meses após a chegada do primeiro filho deles.

A notícia pegou de surpresa muita gente que admirava o amor e a descontração do casal nas redes sociais, mas eles não são os únicos que se separamapós o nascimento da criança.

“Todos os casais mudam quando chega o bebê”, afirma a psicóloga e terapeuta de casal Lana Harari. “Por mais que o casal se conheça, tem um fenômeno que acontece quando tem um filho que é a mudança de papéis: o filho muda o funcionamento do casal”, continua Lana.

Antes de chegar o filho, os cônjuges têm atenção exclusiva um do outro. E, com a chegada do pequeno, eles se tornam pai e mãe, além de parceiros, e um tende a se sentir excluído – geralmente o pai, de acordo com a psicóloga

Este fenômeno de mudança é tão comum que existe até mesmo um termo em inglês para o impacto e conflito que um bebê pode causar em um casal: o baby clash, em tradução livre, choque do bebê.

O que acontece com a chegada do bebê que pode interferir de maneira negativa no relacionamento do casal?

- Afastamento

“A proximidade da mulher com o bebê e o afastamento do marido são naturais”, explica Lana. Com esse afastamento o homem pode se sentir excluído da relação e até enciumado, gerando problemas no casamento.

- Falta de sono

Uma das principais reclamações dos novos pais é a falta de sono. Passar meses acordando diversas vezes durante às noites é uma coisa terrível, conta a psicóloga que também é mãe: “A pessoa que não dorme fica extremamente alterada, afeta o humor e afeta sua relação”.

- Falta de tempo

O bebê chega dependendo 100% de sua mãe, o que acaba tirando não só o sono, mas também todo o tempo da mulher. Seja esse tempo para ela fazer o que quer ou deseja, seja tempo para se dedicar ao marido. “Agora ainda tem um perigo novo, o perigo das telas. Qualquer cinco minutos livres, ela corre para essa fonte de distração”, pontua Lana.

- Diminuição da frequência sexual

Outro problema conhecido é a diminuição da frequência sexual – que geralmente é consequência dos outros problemas citados acima, como a falta de tempo e sono.

- Interferência da família

Os pitacos tão comuns que a família dá na criação do bebê podem ser prejudiciais para o dia a dia do casal. Seja para o homem ou para a mulher, sofrer interferência muito grande de sogras ou cunhados – principalmente se esses ficam presentes por muito tempo na casa do casal – pode ser irritante e desgastante para a relação.

- Mergulho no universo infantil

Se a mulher passa o dia inteiro em casa, cuidando da criança sozinha – seja por licença maternidade ou porque parou de trabalhar fora para se dedicar integralmente a ela, a mãe fica mergulhada no universo infantil. “O pai tem a oportunidade de arejar a cabeça, recuperar a rotina e identidade dele, enquanto a mãe fica mergulhada no universo infantil: de desenhos, musiquinhas, fraldas, mamadas, peito doendo”, explica a terapeuta de família.

- Mudança de rotina

“A mudança de rotina é perigosa. Tudo o que tinha antes vai se perder”, diz a psicóloga, que lembra que, durante um tempo, é quase impossível até sair de casa com o bebê, quanto mais um jantar a dois que podia ser hábito do casal antes da chegada do filho. Ela ainda afirma que, quanto mais tarde acontece a chegada do bebê, mais difícil é para o casal se acostumar com as mudanças que ele traz: “Eles estão mais ocupados com a rotina pessoal e profissional, é mais difícil abrir espaço para o bebê”.

- Intensificação dos desequilíbrios anteriores

Às vezes, o bebê não é responsável pelo desgaste da relação dos pais, que se intensifica, mas pode exacerbar problemas que já existiam e não foram resolvidos antes da chegada do pequeno

- Traição

Outra suspeita levantada no caso de Fernanda Gentil é que tenha havido traição há alguns meses, quando ela publicou e depois deletou uma mensagem enigmática em seu Instagram. A frase dizia que homens fracos têm amantes e homens forte, família. Em sua rede social, a última foto postada do casal foi há 5 semanas, na qual eles aparecem abraçadinhos e sem demonstrar nenhum sinal de crise.

Lana explica que a traição pode acontecer neste período em razão de vários motivos: “Porque ele se sente excluído e quer uma mulher que dê atenção para ele, porque o sexo fica comprometido, e também tem a questão do corpo: aquele corpo de mãe ele não reconhece como o desejado e sensual que ele queria, ele pode não ter mais atração por esse novo corpo”.

O que fazer com tantos problemas?

“A dica é: corra para a terapia”, recomenda Lana. Ela acredita que essa é uma oportunidade de o casal desenvolver a capacidade de resolver conflitos. “No segundo filho, parece que é mais fácil, mas vêm outros estresses. E tem outros eventos carregados de estresse: entrada do filho na escola, saída dos filhos de casa. São fases de transição difíceis".

Separação com filho pequeno

Mas, muitas vezes, o divórcio é inevitável - como aconteceu com Grazi Massafera e Cauã Reymond, que se separaram quando a pequena Sofia tinha menos de dois anos e a cantora Ciara que se separou do rapper Future, quando o filho do casal tinha apenas três meses - e não deve ser o fim do mundo. Rosana*, de 32 anos, é formada em educação física e mãe de Rafaela, de 8 anos, e João, de 6, de pais diferentes.

Ela namorava há apenas dois meses quando engravidou da primeira filha: “Decidimos morar juntos no apartamento da mãe dele, que começamos a mobiliar”. Com 5 meses de gestação eles foram morar juntos, mas a relação não deu mais certo: “Antes da Rafaela nascer, fiz o chá de bebê e nós terminamos nesse dia. Morar junto não deu certo e vi que não gostava mais dele e voltei para a casa da minha mãe”.

Vergonha de ser mãe solteira

Rosana confessa que sentiu vergonha da família e de ser mãe solteira: “Ninguém quer isso”, e acabou voltando para a casa do ex-namorado. Mas foi o que a fez ter certeza que não era ele que queria: “Ele começou a fazer pirraças, pediu DNA e nem foi assistir ao parto”.

Com o segundo filho, João, a história foi parecida, mas ela nem chegou a morar com o pai dele. Escondeu a gravidez até o sexto com medo da represália sofreu pelo fato de ser mãe solteira depois do nascimento de João: “Achava que não ia conhecer ninguém e que ia ficar solteira. Porque o homem não entende que sou mãe e não podia sair, que em alguns finais de  semana que tinha que ficar com as crianças.”

Noiva e apaixonada novamente

Hoje, Rosana superou tudo isso, está noiva e apaixonada novamente: “Não acho difícil criar os filhos sem o pai dentro de casa e a maioria das minhas amigas é de mães solteiras. Acho que a vida não pode parar por isso. Os filhos crescem e vão embora, a gente é nova e tem que aproveitar também. Ter filhos não impede a gente de fazer nada, dá pra ser uma boa mãe e continuar sendo mulher.”

Depressão

Carina também passou por esse recomeço difícil. Após o nascimento de Marcos, hoje com 12 anos, o casamento degringolou de vez. "Quando o bebê estava com dois meses, meu marido foi embora de casa. Brigávamos muito e acabamos desgastando ainda mais a relação. No início, pensei: 'coitada de mim, sem marido e com um bebê'. Cheguei a ter depressão. Depois, vi que foi a melhor coisa que poderia ter me acontecido porque não fui 'obrigada' a ficar aturando um relacionamento que estava fadado ao fracasso. Me reconstruí, casei de novo, tive duas filhas...", relata a jornalista.

Amor próprio

"Sabe, não é um erro ter um filho e descobrir depois que a pessoa escolhida não era a certa pra você. O errado é ficar ao lado de uma pessoa que não tem nada a ver com você só porque existe um filho. O filho é dos dois, mas a vida é de cada um, e entender que a própria felicidade é o que realmente importa é a melhor descoberta desse processo", resume Carina.

*Os nomes foram trocados para preservar as crianças.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES