Por que sofremos tanto para voltar a praticar atividade física?

Para perder os quilos ganhos durante a quarentena, muita gente voltou a se exercitar

Retomada deve ser de forma gradual | reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A reabertura de parques e academias motivou muita gente a voltar a praticar atividades físicas depois de longos meses de sedentarismo durante a quarentena. Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a Unicamp e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), revelou que 62% dos entrevistados interromperam a rotina de exercícios durante os meses de total isolamento.

Para perder os quilos ganhos durante a quarentena, muita gente voltou a se exercitar, mas o resultado nem sempre pode ser o melhor, sair da inércia é um desafio. “Depois de ficar muito tempo parado, perdemos massa magra e temos um aumento do tecido adiposo. Esse ganho de peso altera o centro de gravidade do corpo e afeta estruturas como músculos, cartilagem articular e os ligamentos, comprometendo a prática de atividade física e aumentando os riscos de dores e lesões”, explica o fisioterapeuta e phD em Neuroanatomia, Mario Sabha.

O especialista afirma que o ganho de peso faz com que a pessoa sedentária evite movimentos e isso leva a um encurtamento dos músculos, prejudicando a prática dos exercícios e alongamentos. Por isso, a retomada das atividades deve ser feita de forma gradual, com exercícios mais leves e com acompanhamento de um profissional de educação física e um fisioterapeuta que consiga ajudar o corpo a reconhecer os movimentos e esforços que ele vai fazer sem provocar lesões, especialmente nas primeiras semanas. “Esse profissional fará uma reeducação que contemple a força muscular e todos os alinhamentos posturais e alinhamentos específicos na coluna, feitos de vértebra em vértebra”, diz.

Sabha diz que nem só pessoas que sempre foram sedentárias sofrem para começar a praticar atividades físicas. “Até atletas ou pessoas que praticavam exercícios físicos com mais frequência necessitam de recondicionamento antes de voltarem para a academia ou corrida, por exemplo. Todos passam por um período de adaptação para que o organismo se acostume com o novo hábito”, acrescenta.

É preciso recondicionar músculos, ossos, articulações e estimular toda a parte circulatória para evitar fadiga muscular, dores e lesões mais graves. “A quiropraxia e a osteopatia são grandes aliadas de quem ficou muito tempo sem praticar exercício e precisa desse recondicionamento”, opina.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES