Por unanimidade, Iphan declara Choro como Patrimônio Cultural do Brasil

Atualmente, o Brasil possui 52 outros bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, incluindo o frevo, a roda de capoeira e o maracatu.

Choro é patrimônio cultural do Brasil | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, sob a égide do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), deliberou por unanimidade nesta quinta-feira (29) a inclusão do choro como Patrimônio Cultural do Brasilconcedendo-lhe um status de reconhecimento que consagra sua significância na história e na cultura nacional.

Como aconteceu?

A iniciativa para este reconhecimento partiu do Clube do Choro de Brasília, do Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, do Clube do Choro de Santos (SP) e de um abaixo-assinado, refletindo o apoio e a mobilização em torno desse gênero musical genuinamente brasileiro. A inclusão no Livro das Formas de Expressão do Iphan, que cataloga diversas manifestações artísticas, marca oficialmente o choro como uma das joias culturais do país.

Atualmente, o Brasil possui 52 outros bens imateriais registrados como Patrimônio Cultural pelo Iphan, incluindo o frevo, a roda de capoeira e o maracatu. Para os envolvidos nesse movimento, como o presidente do Clube do Choro de Brasília, Reco do Bandolim, o registro do choro é motivo de orgulho e representa a alma profunda da nação brasileira. Ele destaca a diversidade de influências que se entrelaçam nesse gênero musical, provenientes da Europa, da África e das diferentes regiões do Brasil.

O que diz a ministra?

A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, expressa a importância do choro como uma construção do povo brasileiro, ressaltando a necessidade de maior valorização e disseminação desse patrimônio cultural.

Leandro Grass, presidente do Iphan, enfatiza que esse reconhecimento não é apenas simbólico, mas também implica um compromisso do governo federal com a preservação e a promoção do choro, ampliando o acesso da população a essa expressão artística.

Origem do choro

O choro, considerado o gênero musical mais brasileiro, teve sua origem nas rodas de música do Rio de Janeiro em 1870, e seu nome deriva da forma emotiva de execução das músicas estrangeiras na época. Artistas como Pixinguinha, Waldir Azevedo, Jacob do Bandolim e outros contribuíram para sua popularização e preservação ao longo dos anos, deixando um legado de composições icônicas como "Carinhoso" e "Brasileirinho".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES