Portal da Transparência do Piauí será modelo para municípios e OAB

A proposta da Ordem é levar o modelo do Portal da Transparência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual servirá de exemplo para os municípios do Piauí. Esta é a intenção da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB), apresentada aos auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE).

A proposta da Ordem é levar o modelo do Portal da Transparência para todos os municípios com o propósito de fomentar a transparência e facilitar o acesso do cidadão às informações públicas. Membros da Comissão de Controle da Atividade Pública da OAB visitaram a Controladoria e iniciaram as tratativas para o compartilhamento de conhecimento entre os dois órgãos. 

De acordo com Luiz Arthur Serra Lula, presidente da Comissão de Controle da Atividade Pública, a facilidade no acesso às informações é item fundamental a ser considerado em um Portal da Transparência. A ideia é que os municípios adotem características do site para não apenas cumprir a Lei, mas facilitar o acesso a esses dados. “A CGE tem uma parcela de contribuição essencial porque temos em consideração a avaliação feita pela ONG Contas Abertas e em conversa com o Ministério Público de Contas, descobrimos que o modelo de Portal da Transparência desenvolvido pela CGE é o melhor modelo. Temos intenção de conversar com a APPM e com o Tribunal de Contas do Estado para que todos os municípios do Piauí que ainda não tenham Portal da Transparência adotem o modelo. Inclusive, vai ser uma sugestão nossa às prefeituras que já tiverem o Portal modificarem o site, justamente porque há casos de dificuldade do acesso do cidadão. Embora alguns sigam critérios legais, o critério de acessibilidade não é seguido”, destacou ao ressaltar que a OAB vai sugerir que todos os municípios que ainda não tem Portal da Transparência implantem ainda este ano, antes da eleição.

O controlador-geral Nuno Bernardes participou da reunião, juntamente com os auditores André Batista, Marcelo Sekeff e o gerente de Tecnologia da Informação, Márcio Barros.

Segundo André Batista, será formalizado um Termo de Cooperação Técnica para compartilhamento do sistema. O modelo também será adotado pela OAB. “A OAB quer incentivar os municípios a implantarem seus Portais da Transparência e para isso, escolheram o site desenvolvido pela CGE como modelo. Isso vai gerar aos municípios, qualidade, menos trabalho uma vez que o Portal já está pronto e o que é mais importante, a economia. A CGE está disposta a disponibilizar de forma gratuita, sem nenhum ônus, e além de fornecer o sistema, a Controladoria vai ajudar na implantação, dando suporte necessário”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES