Pós-operatório garante resultado de plásticas

Procedimentos corretos após a cirurgia evita complicações

Avalie a matéria:
Pós-operatório garante sucesso da cirurgia | Raíssa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cirurgias plásticas são sempre temas polêmicos. Muitas pessoas acabam não gostando do resultado após o período de recuperação, mas a pergunta que fica é: será que o pós-operatório foi bem feito? É o que explica a fisioterapeuta Joice Fenelon, que é especialista em dermatofuncional e atende em uma clínica na zona Leste de Teresina.

 Joice Fenelon. Crédito: Raíssa Morais.

O pós-operatório vale para todos os tipos de cirurgias plásticas, sejam elas corporais ou faciais. “O fisioterapeuta trabalha prevenindo as complicações e recuperando o paciente mais rápido. Quem não tem esse tipo de acompanhamento pode desenvolver seroma, que é o acúmulo de líquidos, além de edemas, hematomas e demais problemas relacionados à recuperação”, explica Joice Fenelon.

O trabalho da fisioterapeuta dermatofuncional auxilia, inclusive, na cicatrização das áreas dos cortes da cirurgia. “Cuidamos para que não apareçam quelóides, por exemplo. Atendo muitas pessoas que fazem lipoaspiração, mamoplastia. A maioria dos pacientes acabam vindo por conta própria, mas alguns médicos encaminham direto para cá”, revela Joice Fenelon.

O papel do fisioterapeuta é imprescindível para que o paciente tenha uma vida saudável após determinados procedimentos estéticos. “O fisioterapeuta, no primeiro momento, avalia o paciente, faz exercícios respiratórios e orienta sobre o que fazer nas primeiras horas de pós-operatório, além do uso da cinta-modeladora, que é muito importante”, acrescenta a fisioterapeuta dermato-funcional.

Fisioterapeuta em atendimento. Crédito: Raíssa Morais.

Para isso são necessários o uso de vários equipamentos. “Ultrassom, onda de choque, laser de baixa potência para a cicatrização, microcorrentes, radiofrequência. Em cada fase do pós-operatório a gente entra com os equipamentos. Existe a fase inflamatória, proliferativa e remodelamento de colágeno. O sucesso da cirurgia está no pós-operatório. Quando bem feito o resultado é 100%”, explica.

Muitas vezes o paciente termina voltando para a mesa de cirurgia por falta do acompanhamento adequado. “Quando ocorre o acúmulo de líquidos pode acontecer. Por isso o ideal é que a pessoa tenha o cuidado de fazer um pós-operatório de qualidade”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES