THE: Possibilidade de chuvas é de 80% no fim de semana

A característica é que as chuvas sejam isoladas e passageiras resultados de alguns fatores climáticos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teresina registou nesta sexta-feira, dia 1 de novembro, sol forte durante todo o dia e intenso calor, motivo de reclamação para aqueles que precisaram se expor ao sol em atividades ao ar livre. A temperatura máxima registrada e a sensação térmica foi de 39ºC. O que chamou a atenção foi o índice de 20% para a umidade relativa do ar, número já considerado estado de alerta. Na última semana de outubro esse mesmo índice registrou umidade do ar de 15%.

Nessas condições, é preciso que as pessoas tenham atenção redobrada aos cuidados e que evitem fazer exercícios físicos e trabalho ao ar livre no período de 10h às 16h. Recomenda-se também que se evitem aglomerações em ambientes fechados e redobre os cuidados com hidratação fazendo uso, inclusive, de soro fisiológico em olhos e narinas para evitar o ressecamento.

A boa notícia é que a partir de domingo, dia 03 de novembro, até o a próxima quarta-feira, dia 06, Teresina terá probabilidade de 80% de chuva, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A melhora da qualidade do ar e da temperatura será bem visível, tendo em vista que probabilidade de chuva sai dos 20% dos últimos dias para os 80% de domingo, permanecendo em níveis aceitáveis até o final da próxima semana.

No domingo, a temperatura máxima registrada será de 36ºC com mínima de 24ºC. O céu estará nublado com muitas nuvens e curtos períodos de sol contando com pancadas de chuva e trovoadas. O alerta é que, seguindo o histórico de chuvas que ocorrem em intervalos de períodos de forte calor na capital, as tempestades podem ocorrem rapidamente seguidas de ventania. Dessa forma, evitar colocar o carro perto de árvores e circular no período da chuva evitando trechos de eventuais alagamentos é um cuidado a ser observado.

A característica é que as chuvas sejam isoladas e passageiras resultados de alguns fatores climáticos. A umidade que vem da da região amazônica pode contribuir, principalmente se cruzar com a faixa de umidade que vem do Oceano Atlântico, de acordo com dados Inpe. Outro fator que merece atenção atenção especial é o índice de irradiação solar, que detecta a exposição aos raios UV - prejudiciais à saúde.

Durante todos os dias dessa semana é importante que as pessoas redobrem os cuidados e evitem a exposição solar desprotegida, já que, em uma escala que mede o IUV e que vai de 2 a 12, Teresina registra nestes dias o valor 12, considerado índice extremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES