Potências do agro e música de qualidade marcam o 1º dia da Expoapi

A maior exposição do Norte e Nordeste mostrou diversidade nos pavilhões de animais com criadores de várias regiões do Brasil e raças mais prestigiadas do ramo.

Expoapi | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A  70ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), abriu suas atividades neste domingo (5) com uma programação variada. O primeiro dia do evento, que acontece no Parque de Exposição Dirceu Arcoverde, na saída de Teresina para Altos na BR-343, contou com shows musicais, venda de equipamentos, espaços para alimentação e seleção de animais para leilões e concursos.

A maior exposição do Norte e Nordeste mostrou diversidade nos pavilhões de animais com criadores de várias regiões do Brasil e raças de alto padrão da agropecuária. A ocupação de todos os espaços do setor de ovinos deixou Valter Alencar Neto, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apiccovi), entusiasmado.

Ovelha Santa Inês na Expoapi (Foto: Raissa Morais)

No Pavilhão de Caprinos e Ovinos Oscar Castelo Branco Filho, as raças Anglo-Nubiana e Santa Inês foram as mais buscadas por pecuaristas e apreciadores da produção animal.

"Isso mostra um anseio dos criadores do Piauí desde o início da pandemia, do ótimo trabalho realizado dentro das propriedades. A função da nossa exposição é para que o produtor possa expor para todo mundo o trabalho desenvolvido na propriedade, tudo que é feito em várias regiões, principalmente no interior", comentou Valter Alencar.

Espaço de bovinos é um dos mais visitados (Foto: Raissa Morais)

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), André Nogueira, marcou presença no Pavilhão dos Bovinos. Raças como Nelore e Senepol, da Fazenda Palestina, e outras categorias de gados de corte são alguns destaques do espaço. 

Gado Senepol (Foto: Raissa Morais)

"Nós estamos muito satisfeitos com os resultados que a Expoapi tem trazido até agora. Começamos o primeiro dia com uma Cavalgada recorde no número de cavalos e participantes. Durante todo o dia tivemos uma grande quantidade de pessoas visitando o Parque. Nós, claro, estamos sempre preocupados com a questão da máscara e distanciamento. Acreditamos que a população entendeu o recado e veio aqui visitar esse evento, comemorar com a gente", informou.

Animais de variadas raças na Expoapi  (Foto: Raissa Morais)

É a primeira vez que o pecuarista Carlos Vale participa da Expoapi. Na edição de comemoração de 70 anos do evento, ele destacou 16 animais da raça Nelore para compor a ala da Fazenda CFJ, localizada no município de José de Freitas. "Todos os criadores do Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba e praticamente o Nordeste inteiro, também Sul do Brasil, tem essa oportunidade de mostrar um trabalho importante. A gente percebe que a pecuária está em alta e o evento deve bater a meta dos R$ 40 milhões que já são esperados pela organização da Expoapi", declarou.

Além do julgamento de raças de animais, a 70ª Expoapi conta com grandes leilões, provas, vaquejada, hipismo e música de qualidade. Na primeira noite, os artistas Luketta, Taty Girl e Alisson Pressão se apresentaram para um público agitado. Cantores e organizadores do evento, além de promoverem a animação, também frisaram a importância do uso da máscara facial, distanciamento e outras medidas para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus.

Alisson Pressão

A maquiadora Gardyelle Veras, participou do evento pela primeira vez e aprovou as atrações. "Cheguei aqui, adorei o espaço dos animais e vim para ver de perto o show da Taty Girl. Está sendo ótimo e eu vou voltar com certeza nos próximos dias", disse. 

O publicitário Marcus Vinicius Filho também elogiou a organização e a estrutura que oferece conforto e segurança aos participantes. "Desde a entrada, com a solicitação da carteira de vacinação, o espaço asfaltado, a acessibilidade, ou seja, um evento que já está sendo um sucesso. Com as excelentes atrações, tem tudo para ser a melhor Expoapi de todos os tempos", falou.

Expoapi 70 anos

A 70ª edição seria realizada em dezembro de 2020, mas foi cancelada devido à pandemia. Neste ano, o evento – que acontece até o dia 12 de dezembro - conta com shows musicais, leilões, concursos de animais, venda de equipamentos e espaços para alimentação. A previsão é que 5.500 animais passem pelo Parque de Exposições. O evento contará com a presença de 600 produtores e movimentará R$ 40 milhões em negócios com pecuaristas.

Diversos artistas nacionais irão se apresentar no Parque de Exposições como Zé Cantor, Tierry, César Menotti e Fabiano, Mano Walter, Galicia, Arthur Bacana, Calcinha Preta e Mari Fernandes. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES