Poucas pessoas contra de Hepatite C pelo SUS

Piauí encontra-se no grupo dos 12 Estados que, juntos, conseguem oferecer tratamento para apenas 292 pacientes.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O levantamento realizado pelo Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite C, detectou que apenas cinco Estados brasileiros realizarão, no primeiro trimestre de 2010, mais de 83% dos tratamentos de todo o país. São estes: São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná.

Em outra vertente, o Piauí encontra-se no grupo dos 12 Estados que, juntos, conseguem oferecer tratamento para apenas 292 pacientes, ou seja, 3% do total. Em termos proporcionais, Piauí, Alagoas, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins tratam apenas de uma pessoa, enquanto os cinco Estados garantem o acesso a 10 pacientes.

De acordo com o estudo de Carlos Varaldo, o Piauí será o sétimo Estado com menor número de atendimentos realizados pelo SUS no primeiro trimestre de 2010. Somente 15 pacientes serão tratados nesse período.

Se for considerar somente a região Nordeste, nosso Estado alcança a terceira colocação entre aqueles que menos tratam pacientes com hepatite C pelo SUS. O primeiro e segundo lugares pertencem a Sergipe e Rio Grande do Norte, respectivamente.

Embora os dados sejam preocupantes, Varaldo prevê um aumento de 7% a 10% no número de beneficiados com tratamento contra hepatite C no país, comparado a 2009. Mas alerta que se o Brasil mantiver a mesma média de 13.500 pacientes por ano, serão necessários mais de décadas para atender todos os casos.

Para chegar a tais conclusões, o presidente do Grupo Otimismo de Apoio a Portadores de Hepatite C considerou a quantidade de medicamentos que devem ser distribuídos para cada Unidade de Federação durante os três primeiros meses desse ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES