Povos indígenas do Piauí terão espaço reaberto para atender demanda

O governador cedeu um prédio para que volte a funcionar

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias esteve em reunião com o coordenador regional da Fundação Nacional do Índio do Nordeste, Luis Maia, nesta quinta-feira (3), para tratar sobre a retomada de uma Coordenação Técnica Local (CTL) para atender às demandas dos povos indígenas do Piauí. O chefe do executivo tem reafirmado seu apoio à causas e lutas dos indígenas que resistem no estado.

Maia falou sobre a necessidade de reabrir a Coordenação Técnica Local. “Estamos vindo ao Piauí tentando reabrir a CTL que foi fechada há algum tempo e contamos com o apoio total e irrestrito do governador que já vem prestando apoio ao povo indígena do Piauí. Esperamos contar ainda com algumas parcerias valiosas, como da Universidade Estadual do Piauí (Uespi)”, apontou Luis Maia. 

O governador Wellington Dias garantiu a cessão de um prédio para que a CTL volte a funcionar e vire também um Memorial da Cultura Indigena. “Pelo menos 6 mil pessoas se assumem como descendentes de índios no Piauí e precisam de assistência. Reafirmo meu compromisso e vamos trabalhar para que a Funai ou uma Coordenação Regional seja reinstalada no estado”, declarou Dias. 

O encontro contou com a presença das tribos indígenas piauienses, que estão localizadas nos municípios de Queimada Nova (Cariris), Lagoa do São Francisco e Piripiri (Tabajaras). Para o Cacique Henrique, da tribo Tabajara/Tapuio de Lagoa de São Francisco, foi muito importante a reunião e os encaminhamentos feitos com o governador. “Vamos lutar pela possibilidade da volta da Funai para o Piauí. Com isso vamos ter poder de decisão nas nossas causas.  Precisamos mostrar que estamos aqui, existimos e precisamos de apoio dos governos”, disse. 

Participaram ainda da reunião, representantes da Superintendência de Relações Institucionais e Sociais (Supris) Instituto de Terras (Interpi). 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES