PPP do Aeroporto de Parnaíba é aprovada pelo Ministério da Infraestrutura

Projeto prevê novo pátio de aeronaves e terminal de passageiros ampliado.

ery | ery
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Infraestrutura, através da Secretaria Nacional de Aviação Civil, aprovou a concessão do Aeroporto do Parnaíba através da portaria Nº1.127, assinada no dia 24 de setembro. O texto autoriza a anuência do projeto da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI) para a gestão do equipamento público.

“A Portaria assinada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil é um passo importante para o projeto da Suparc”, afirma a superintendente de Parcerias e Concessões do Piauí, Viviane Moura. Localizada a 330 km de Teresina, Parnaíba é a porta de chegada de turistas que pretendem conhecer praias piauienses e cearenses, além do Delta, único das Américas em mar aberto.

O Aeroporto Internacional vai fortalecer o Turismo na região da Rota das Emoções que inclui, além do Piauí e Ceará, o estado do Maranhão. A infraestrutura prevista no projeto de PPP deve ampliar a capacidade de transporte de cargas com um novo terminal e possibilitará a criação de rotas internacionais, além de  potencializar a geração de emprego e renda da região, que é conhecida pela exuberância natural que atrai visitantes de todo o mundo.

PPP do Aeroporto de Parnaíba avança com aprovação do Ministério da Infraestrutura (Foto: Divulgação)

De acordo com Viviane Moura, superintendente da Suparc, a PPP é importante para alavancar o desenvolvimento do litoral piauiense. “Este é o aeroporto brasileiro mais próximo da Europa. Isso amplia o potencial turístico da cidade, que é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba e a Rota. O Aeroporto aparece como uma solução para a viabilidade de grandes eventos e investimentos em hotelaria. Cresce o turismo e com ele mais oportunidades para as pessoas”, afirma.

A PPP do Aeroporto de Parnaíba segue para procedimento licitatório, através de concorrência pública, para prestar serviços públicos de administração, conservação, recuperação, manutenção, implantação de melhorias e operação aeroportuária do espaço, que deve receber voos nacionais e internacionais. 

A parceria consiste na contratação de uma concessão patrocinada, por um período de 32 anos, com projeção total de investimento de R$106.562.767,09. O modelo de parceria escolhido pelo Governo do Estado do Piauí é estratégico e impacta em benefícios para o usuário, facilitando que turistas de outros Estados venham direto à praia, sem precisar pegar a estrada.  Além disso, a estrutura em funcionamento permite que produtores do litoral piauiense possam escoar a produção para todo o mundo, reduzindo fretes em razão da localização geográfica estratégica do Aeroporto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES