Prazo de inscrição do Sisu começa nesta segunda com reclamações

Sistema do MEC seleciona alunos para 51.913 vagas de graduação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano começaram nesta segunda-feira (29) no site http://sisu.mec.gov.br. Nesta edição, o Sisu reúne 51.913 vagas de graduação em 1.462 cursos de 63 instituições públicas de ensino superior. As inscrições vão até o dia 1º de junho. Nas redes sociais, houve relatos de dificuldades para acessar o Sisu.

Para participar é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016. Entretanto, para entrar no sistema é preciso:

- número de inscrição no Enem 2016

- senha atual de acesso ao Enem

Os sistemas do Sisu e do Enem são integrados. Para acessar o Sisu o participante usa a senha mais recente que ele cadastrou no site do Exame Nacional do Ensino Médio. Quem se inscreveu no Enem 2017 deve usar a nova senha cadastrada. Ao se inscrever para o Enem deste ano, o próprio sistema já informava que a senha gerada iria subescrever a do ano anterior e seria a única válida para acessar os sistemas do MEC/Inep. Quem não fez nova inscrição no Enem deve usar a senha cadastrada para o Enem 2016.

Seguimos os passos descritos acima e conseguiu acessar o site sem impedimentos. A equipe de reportagem entrou em contato com o MEC/Inep para eventuais esclarecimentos sobre os problemas relatados pelos estudantes.

Pesquisa de vagas

Para pesquisar as vagas, é necessário entrar no site do Sisu, e clicar no botão 'pesquisar vagas'. É possível fazer buscas por curso, instituição ou município. Podem participar os estudantes que fizeram o Enem no ano passado e não tenham zerado na redação.

Os estudantes podem escolher até duas opções de cursos. O sistema seleciona os aprovados segundo a nota do Enem, considerando os pesos específicos de cada vaga.

No primeiro semestre de 2017, foram oferecidas 328.397 vagas de graduação em 131 universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais.

Problemas no acesso

Ao longo da manhã, estudantes relataram no Twitter dificuldades para entrar no sistema. De acordo com os relatos, o sistema acusa que os números de inscrição e senha do Enem 2016 são inválidos.

Calendário do Sisu 2017.2 Inscrições: 29 de maio a 1º de junho Chamada regular: 5 de junho Prazo para entrar na lista de espera: 5 de junho a 19 de junho Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho

Calendário do Sisu 2017.2 Inscrições: 29 de maio a 1º de junho Chamada regular: 5 de junho Prazo para entrar na lista de espera: 5 de junho a 19 de junho Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho

Calendário do Sisu 2017.2

Inscrições: 29 de maio a 1º de junho

Chamada regular: 5 de junho

Prazo para entrar na lista de espera: 5 de junho a 19 de junho

Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho

Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES